Ciência

Como a Energia se Propaga?

A energia se propaga por meio de ondas. Segundo a Física, a energia carrega a propriedade de não se degradar, mas se transformar em outros tipos de energia. Já a onda é um movimento oscilatório, que transporta apenas energia, mantendo …

O que é Energia Cinética?

A energia cinética ou energia do movimento é a capacidade de realizar trabalho, por meio do movimento dos corpos. Sua definição está relacionada ao trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso, de modo a levá-lo a adquirir …

O que é Energia Nuclear?

Energia nuclear é aquela gerada em usinas termonucleares, a partir da transformação de núcleos atômicos, por meio de reatores. O calor liberado no processo de divisão do núcleo de um átomo (chamado de fissão nuclear) é suficiente para gerar eletricidade, …

Como Funciona a Energia Solar?

O funcionamento da energia solar é simples: o painel solar reage com a luz do sol e depois a converte em energia elétrica através do inversor solar. Essa energia elétrica é distribuída para os eletrodomésticos ligados à tomada pelo quadro …

O que é um Eclipse Solar?

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando o Sol é encoberto pela Lua. Nessa circunstância, a lua fica posicionada entre o planeta Terra e o Sol, gerando uma sombra que encobre a luz solar por determinado período. …

Por que a Neve é Branca?

A neve é branca porque os cristais de gelo em sua composição desviam a luz solar branca que recebem, devolvendo o reflexo da mesma ao ambiente. Se formos analisar a neve – e do que ela é feita – paramos …

Por que a Lua Brilha?

A Lua brilha porque reflete a luz do Sol. A Lua não possui brilho próprio, como o Sol possui, no entanto é capaz de refletir a luz do Sol, dando a impressão de que ela brilha sozinha. A Lua reflete apenas …

Quem Descobriu a Penicilina?

A descoberta da Penicilina é creditada ao pesquisador escocês Alexander Fleming, em 1928. Acredita-se que a descoberta tenha sido feita por acaso, enquanto o pesquisador estava trabalhando com o vírus influenza, no Laboratório do Departamento de inoculação pertencente ao Hospital …

Quem Descobriu a Célula?

A descoberta da célula é atribuída ao botânico inglês chamado Robert Hooke. Ele lançou a teoria das células em 1665, quando conduziu um experimento na Sociedade Real de Londres, de nome original em inglês “Royal Society of London”, no qual …

Por Que a Urina Muda de Cor com Água Sanitária?

A urina muda de cor com água sanitária por causa da reação química que acontece entre a ureia presente na urina e o hipoclorito de sódio. A urina pode se tornar vermelha ou laranja com essa reação e isso dependerá …

Por Que os Sais Podem Ser Dissolvidos em Água?

Os sais podem ser dissolvidos em água porque são substâncias polares. A água dissolve substâncias polares porque também é polar, ou seja, possui cargas negativas e positivas em sua molécula. De acordo à regra geral de solubilidade, semelhante dissolve semelhante. Um sal …

Por Que o Gelo Flutua na Água?

O gelo flutua na água porque, quando a água congela, ela fica menos densa, mais leve. O gelo é menos denso que a água porque, no estado sólido, as moléculas da água se unem mais e formam mais ligações de hidrogênio, ganhando …

Por Que em Dias de Chuva os Vidros dos Carros Embaçam?

Em dias de chuva os vidros dos carros ficam embaçados do lado de dentro porque os vapores de água dentro do carro entram em contato com os vidros e se condensam, virando gotículas de água. Isso acontece devido à diferença …

Por Que a Chuva Ácida Recebeu esse Nome?

A chuva ácida recebeu esse nome porque tem grande quantidade de óxidos em sua composição, como dióxido de enxofre e de nitrogênio, que tornam a água da chuva ácida. Essas substâncias poluentes são lançadas na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis, …

Por que Água e Óleo não se Misturam?

Água e óleo não se misturam porque a atração existente as moléculas da água ocorre através de ligações de hidrogênio, que é o tipo mais forte entre as forças intermoleculares. Dessa forma, apesar das moléculas do óleo sofrerem atração pelas …

Por Que a Acetona Evapora Rápido?

A acetona evapora rápido porque é um líquido volátil, ou seja, passa facilmente do estado líquido ao gasoso sem precisar de aquecimento. Na temperatura ambiente a acetona evapora mais rapidamente porque as ligações entre suas moléculas se rompem com grande …

Por que os Vegetais Precisam de Agrotóxicos?

Os vegetais precisam de agrotóxicos para combater pragas, como ervas daninhas, fungos e insetos. Os agrotóxicos ainda são usados, mesmo oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente, porque reduzem os custos, aumentam a produção e o lucro dos agricultores. …

Por que a Física é Considerada uma Ciência Básica?

A Física é considerada uma ciência básica porque estuda toda a natureza e busca entender e explicar o comportamento da matéria e suas interações, desde o mais simples movimento dos corpos até os fenômenos naturais, tudo o que acontece ao nosso …

Por que Plutão deixou de ser Planeta?

Plutão deixou de ser planeta do sistema solar e foi rebaixado a planeta anão porque em sua trajetória em torno do Sol há outros corpos celestes. Para ser considerado um planeta, um corpo celeste deve ter, dentre outras condições, sua órbita …

Por Que a Pimenta Arde?

A pimenta arde por conta da capsaicina, uma substância que estimula as células nervosas da língua e da boca, fazendo com que as pessoas tenham a sensação de ardência na boca. Essas substâncias são produzidas pelas glândulas de dentro das pimentas …

Por Que a Lua Muda?

Na verdade, a lua não muda, pois não possui luz própria. O que muda é a posição do sol em relação a terra. Vamos explicar melhor abaixo. A luz que vemos na lua na verdade, vem do sol, que, mesmo …

Por que o bocejo é contagioso?

Bocejar é algo tão comum que muitas pessoas acreditam que não existe uma resposta cientifica. Mas existe, assim como também existe uma razão para o bocejo ser contagioso. Vamos descobrir por quê? Confira!

Por Que o Leite Sobe ao Ferver?

O leite sobe ao ferver porque a interação entre a proteína do leite e as moléculas de gordura presentes neste líquido geram uma película na sua superfície que ocasiona o transbordamento do leite quando mantido em temperaturas elevadas.

Por Que Sonhamos?

Sonhar é uma delícia, mas a maioria de nós não sabe por que sonhamos. Vamos entender o porquê agora. Confira!

Quer receber as melhores curiosidades?