» » Por que os Vegetais Precisam de Agrotóxicos?

Por que os Vegetais Precisam de Agrotóxicos?

Os vegetais precisam de agrotóxicos para combater pragas, como ervas daninhas, fungos e insetos. Os agrotóxicos ainda são usados, mesmo oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente, porque reduzem os custos, aumentam a produção e o lucro dos agricultores.

Todos nós estamos expostos aos agrotóxicos devido à existência de seus resíduos em alimentos frescos e na própria água contaminada pelo produto que é levado para o solo com a ajuda das chuvas e das irrigações nas plantações, o que acaba contaminando lençóis freáticos.

Quando pode acontecer algum problema devido ao uso do agrotóxico?

Como são formulados para combater pragas, os agrotóxicos, como o próprio nome já demonstra, contém substâncias tóxicas que prejudicam a saúde do homem quando utilizados de maneira inadequada.

As pessoas mais prejudicadas são as que participam do processo de fabricação dos agrotóxicos, os trabalhadores do campo que trabalham sem equipamentos de proteção adequada, além dos consumidores desses alimentos cultivados com substâncias tóxicas em grandes quantidades.

A exposição a alguns tipos de agrotóxicos está ligada ao desenvolvimento de problemas neurológicos, como o Mal de Alzheimer e o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças.

Dependendo do princípio ativo utilizado no agrotóxico os sintomas da exposição inadequada e da ingestão ao longo do tempo podem variar desde uma simples irritação na pele até o desenvolvimento de um câncer.

Por ano, morrem mais de 200 mil pessoas devido a problemas causados pelos agrotóxicos.

Agrotóxicos nas plantas

O uso do agrotóxico nas plantas também causa o “efeito rebote”, selecionando as pragas mais resistentes ao pesticida em questão, que ficam, cada vez mais, difícil de exterminar.

As substâncias tóxicas pulverizadas sobre a planta também alteram o seu metabolismo, atraindo ainda mais pragas.


Leia também:

Por Que Existem Solos tão Diferentes? Qual a Importância do Solo?

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?