» » » Como Funciona a Energia Solar?

Como Funciona a Energia Solar?

O funcionamento da energia solar é simples: o painel solar reage com a luz do sol e depois a converte em energia elétrica através do inversor solar. Essa energia elétrica é distribuída para os eletrodomésticos ligados à tomada pelo quadro de luz. A energia solar extra que não foi usada volta para a distribuidora para ser reutilizada.

O sistema de energia solar fotovoltaica possibilita a geração de energia elétrica própria em residências e estabelecimentos com os painéis fotovoltaicos instalados. Dessa forma, os gastos com a conta de luz são reduzidos consideravelmente. Além disso, a energia solar é uma fonte limpa e renovável que ainda ajuda a valorizar o seu imóvel.

Sistema de energia solar

Veja a seguir um esquema detalhado do funcionamento de um sistema de energia solar.

1 – O painel solar (instalado sobre o telhado) gera a energia solar fotovoltaica: reagindo com a luz do sol, o painel produz a energia elétrica.

2 – O inversor solar converte a energia solar em energia elétrica para o seu imóvel.

3 – A energia que sai do inversor é distribuída, por meio do quadro de luz, reduzindo a quantidade de energia contratada via concessionária de energia elétrica.

4 –A energia solar é usada pelos aparelhos eletrodomésticos conectados à tomada.

5 – O excesso de energia volta para a rede da distribuidora, por meio de relógio de luz bi-direcionado, proporcionando créditos para o contratante com painéis fotovoltaicos instalados.

Como instalar um sistema de energia solar?

O primeiro passo é solicitar o orçamento com escritórios de energia solar que ofereçam o serviço. Como os valores podem variar bastante de empresa para empresa, custando a partir de 10 mil reais, o ideal é que você orce com, pelo menos, três companhias diferentes, para escolher a proposta que mais se adequar ao seu bolso.

Graças a alguns financiamentos, hoje em dia esse tipo de energia tornou-se mais acessível a toda a população. No longo prazo o investimento vale muito a pena com a redução sensível em sua despesa mensal com a conta de luz!

Atualizado em: 28/01/2019 na categoria: Ciência, Tecnologia

Quer receber as melhores curiosidades?