» » Por Que em Dias de Chuva os Vidros dos Carros Embaçam?

Por Que em Dias de Chuva os Vidros dos Carros Embaçam?

Em dias de chuva os vidros dos carros ficam embaçados do lado de dentro porque os vapores de água dentro do carro entram em contato com os vidros e se condensam, virando gotículas de água. Isso acontece devido à diferença de temperatura e à troca de calor entre dentro do carro, que está mais quente, e fora do carro, que está mais frio.

Quando o dia está chuvoso e mais frio nós mantemos todos os vidros fechados. A pouca circulação de ar contribui para que o interior do carro fique mais quente, ainda mais pelo fato de todos estarem respirando em um ambiente fechado.

Quando as moléculas de água em estado gasoso (vapor) entram em contato com os vidros do carro que estão mais frios devido à baixa temperatura lá fora, elas viram, novamente, gotículas de água no estado líquido, deixando tudo embaçado!

Veja Também:

Por Que Chove?

Por Que a Chuva tem Cheiro?

Por Que os Filamentos dos Carros Desembaçam o Vidro?

Os filamentos dos carros desembaçam o vidro porque funcionam como aquecedores, fazendo com que as gotículas de água ali agregadas evaporem.

Como Desembaçar os Vidros Internos do Carro?

Para desembaçar os vidros internos do carro basta ligar o ar quente e direcioná-los para os vidros para que as gotículas de água evaporem. Ligue também o ar condicionado para deixar o ar mais seco e evitar, consequentemente, que os vidros embacem novamente pelo contato com os vapores de água.

Por Que o Vidro do Carro Fica Embaçado por Fora?

O vidro embaçado por fora nos dias frios acontece porque quando o vapor de água mais quente entra em contato com o vidro, que está com a temperatura mais baixa, as moléculas de água vaporizadas se condensam, virando pequenas gotículas e se agregando ao vidro devido à diferença de temperatura.

Dar um toque na alavanca do para-brisa para que ele passe no vidro uma única vez e ligar o ar-condicionado pode resolver o problema, assim como pagar por um processo de impermeabilização do material, que fará com que a água não consiga aderir a ele.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?