» » O que é Energia Nuclear?

O que é Energia Nuclear?

Energia nuclear é aquela gerada em usinas termonucleares, a partir da transformação de núcleos atômicos, por meio de reatores. O calor liberado no processo de divisão do núcleo de um átomo (chamado de fissão nuclear) é suficiente para gerar eletricidade, produzindo umaenergia limpa e renovável.

Para gerar energia, são usados elementos químicos como o urânio. Esse é o mesmo material utilizado pela indústria na produção de armas nucleares.

Quem usa energia nuclear atualmente?

Hoje em dia, esse tipo de energia é utilizado por países como Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Coreia do Norte e até o Brasil – que é dono da sexta maior reserva de urânio do mundo.

Pontos positivos da energia nuclear

Um dos principais benefícios da energia nuclear é que ela não contribui para o efeito estufa durante o processo de obtenção de energia, ao contrário de outros tipos de energia que usam combustíveis fósseis, como carvão, gás e petróleo. Isso não quer dizer, no entanto, que a operação de sua estrutura não possa liberar a produção desses gases.

Da mesma forma, países que não têm esses combustíveis naturalmente e precisam importá-los se tornam mais autônomos em relação a essa matriz energética.

Pontos negativos da energia nuclear

Como qualquer atividade, a energia nuclear também traz riscos, a exemplo de acidentes que podem gerar danos socioambientais de grandes proporções. Basta lembrar do desastre de Chernobyl, na Ucrânia, que aconteceu em 26 de abril de 1986, ficando marcado como o pior acidente nuclear da história mundial e gerando a contaminação radioativa de áreas extensas, que são inabitáveis até hoje.

Recentemente, em 2011, houve um episódio similar, no Japão, no desastre de Fukushima. Na ocasião, metade dos reatores nucleares da usina foram derretidos, após o local ser invadido por um tsunami.

As brechas para a fabricação de bombas atômicas, os resíduos radioativos gerados e o alto investimento para a construção e operação das usinas são outras desvantagens de se apostar nesse tipo de energia.

Energia nuclear no Brasil

O Brasil dispõe de uma usina termonuclear localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, colocando-se como um dos principais produtores desse tipo de energia em todo o mundo.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?