» » Por Que a Lua Muda?

Por Que a Lua Muda?

Na verdade, a lua não muda, pois não possui luz própria. O que muda é a posição do sol em relação a terra. Vamos explicar melhor abaixo.

A luz que vemos na lua na verdade, vem do sol, que, mesmo estando do lado oposto da terra, a ilumina. A depender da localização do sol, a lua é iluminada de formas diferentes, dando a impressão que está mudando.Nos usamos algumas formas para denominar as fases da lua, como: nova, crescente, minguante ou cheia. Quando a lua está totalmente escura (lua nova), significa que está a frente do sol e a região iluminada não está visível à terra.

Já quando a lua está totalmente iluminada (lua cheia), significa que o ângulo de incidência de luz está perfeito. Quando apenas uma parte da lua está iluminada, chamamos de lua crescente ou minguante, a depender do local iluminado.

Características das Fases da Lua

  • Lua Nova

É escura e, por muitas vezes, as noites de lua nova são chamadas de “noites sem lua”.  Isso acontece porque a área iluminada pelo sol não pode ser vista da terra.

  • Lua Cheia

A lua cheia acontece quando o sol ilumina toda a sua superfície. É considerada por muitos como a fase mais bonita da lua.

  • Lua Minguante

A lua minguante é quando a luminosidade está perto de ir embora, ou seja, logo antes da lua nova. Tem o formato de um “C” ao contrário.

  • Lua Crescente

A lua crescente vem logo antes da lua cheia e depois da lua nova. Tem o formato de um “C”.

Quanto Tempo Dura Cada Fase da Lua?

Cada fase da lua dura de 7 a 8 dias e, como um ciclo inteiro precisa da passagem de todas as 4 fases, dura de de 29 a 30 dias. Cada ciclo da lua dura, mais ou menos, 1 mês.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?