» » Por que as nuvens são brancas

Por que as nuvens são brancas

As nuvens são brancas devido à sua composição e a incidência da luz do sol sobre seus componentes.

As nuvens têm em sua estrutura diversas gotas de água com variadas dimensões.

A condensação de diversos tipos de partículas de água, poeira, fumaça, entre outros e que permanecem suspensos no ar devido principalmente as suas estruturas extremamente leves, quando coincidem com a luz solar tendem a permitir a visualização de uma cor próxima a branca, ou seja, as nuvens são formadas pelas sete cores básicas monocromáticas.

O comprimento de onda incidido aliado aos diversos tipos de partículas faz com que se visualize algo que tenda a cor branca, mas na verdade, partículas maiores permitem enxergar as cores de maior comprimento de onda, como vermelho e amarelo, enquanto as partículas menores permitem a visualização de cores com baixo comprimento de onda, como azul e violeta. A combinação de todas essas partículas faz com que o efeito se aproxime da união das sete cores monocromáticas, ocasionando, portanto, algo próximo à cor branca.

As nuvens escurecem quando as gotas que a formam se tornam maiores, assim o espalhamento é menor e ela vai se tornando menos branca. Por isso a assimila-se que em breve deverá chover.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?