» » O que é Energia Cinética?

O que é Energia Cinética?

A energia cinética ou energia do movimento é a capacidade de realizar trabalho, por meio do movimento dos corpos. Sua definição está relacionada ao trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso, de modo a levá-lo a adquirir velocidade. A energia cinética é, portanto, vista como uma “força viva”.

Segundo a física, corpos em movimento são capazes de liberar energia, através do trabalho. Assim, a energia cinética só está presente em objetos que estão se movimentando. Para realizar esse processo, é gasta certa quantidade de energia. Essa energia é mantida, desde que também se mantenha a velocidade do objeto.

Dentro da Física, a energia cinética faz parte do conceito de energia mecânica.

Como a energia cinética é mensurada?

Medida em Joules– uma homenagem ao cientista que fez importantes descobertas no campo do trabalho mecânico –, sua fórmula traz a relação entre massa e velocidade de determinado objeto.

A fórmula indica que o trabalho realizado de um ponto a outro é igual à variação cinética entre esses dois pontos:

Energia cinética = massa x velocidade²/2

A energia cinética pode ser convertida em outras energias?

Sim, a energia cinética pode ser transferida dos objetos e transformada em outros tipos de energia, como a elétrica – um bom exemplo é a conexão de uma bicicleta em movimento a um dínamo. A energia cinética obtida pela força dos rios, ventos e marés também pode ser transformada em energia elétrica, quando direcionada aos equipamentos adequados.

No caso das hidroelétricas, a água faz turbinas girarem, gerando energia. Na usina eólica, o vento empurra as pás do aerogerador (que se assemelha a um catavento), transformando a energia cinética em eletricidade.

Como aponta a lei de Lavoisier, “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?