» » Por que o bocejo é contagioso?

Por que o bocejo é contagioso?

A culpa do bocejo ser contagioso está em nosso cérebro, mais precisamente nos neurônios-espelho, que são células responsáveis por gravarem o nosso comportamento diante de alguma situação para que, mais tarde, possamos reproduzir o mesmo comportamento em uma situação análoga.

O mecanismo funciona da seguinte maneira: quando vemos alguém bocejando, os neurônios-espelho produzem o chamado ato-reflexo, que é incontrolável, e então bocejamos também, mesmo sem querer.Há também outra via de pensamento: o bocejo acaba sendo contagioso porque o nosso cérebro recebe uma comunicação visual e se sente na obrigação de avisar que também precisamos ficar alertas e não cochilarmos!

Mas o mais curioso nisso é que tentamos, inconscientemente, não reproduzir o bocejo quando vemos alguém que não temos afinidade alguma bocejando!

Veja também: Por que bocejamos?

Bocejo e Espiritismo

De acordo com alguns espíritas, os bocejos são sinais de más vibrações. Inclusive quando os médiuns recebem espíritos de baixas vibrações, costumam bocejar bastante e, quando o espírito vai embora, eles param.

Por Que Bocejo Quando eu Oro?

Isso acontece porque, ao fazer a oração, você expulsa toda a negatividade do seu pensamento. Todas as brigas, discussões, estresse, tristeza e insatisfação deixam o seu corpo, te deixando tranquilo e relaxado.

Quando estamos relaxados demais, tendemos a bocejar, pois o bocejo é um dos principais sinais do sono.

Bocejo em Excesso

Quando uma pessoa boceja demais significa que suas células não estão recebendo oxigênio suficiente, seja por falta de exercícios ou ambiente inadequado. Isso acontece porque, ao bocejar, trazemos mais ar para os nossos pulmões, compensando sua falta sentida antes.

Bocejo em excesso também pode ser causado por problemas cardíacos, alergia a algum alimento ou infecção urinária, pois problemas como esses deixam o corpo cansado, ou seja, levam à fadiga, causando o bocejo.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Ciência

Quer receber as melhores curiosidades?