» » Ecmo: Como funciona?

Ecmo: Como funciona?

Assim como diversas outras áreas da sociedade, a medicina está em constante evolução, nos apresentando a formas novas de cuidado que se mostram cada vez mais importante para o tratamento de determinadas enfermidades. É nesse sentido que hoje eu te conto sobre o ECMO, confira!

O que é ECMO?

ECMO é a forma pela qual nos referimos a à terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea, método de tratamento que passou a ser utilizado de forma mais frequente em nosso país no ano de 2009, diante da variação progressiva de casos de H1N1, que por vezes atingia o pulmão de pacientes. Assim, age como um pulmão e coração artificial, fazendo a função do órgão

Mais recentemente, em meio a pandemia do Coronavírus, onde os pacientes em estado mais grave, principalmente aqueles alocados nas UTIs, usavam o método para que obtivessem o devido tratamento, o que aconteceu até mesmo com o ator Paulo Gustavo, que ainda assim, infelizmente, não conseguiu resistir.

Como funciona o ECMO?





Como eu disse, o ECMO pode funcionar tanto como um pulmão artificial quanto como um coração artificial. Assim, de acordo com a necessidade, seu funcionamento também muda. Ele faz a função do pulmão diante de questões relacionadas a insuficiência respiratório, e nesse sentido funciona de forma veno-venosa, enviando o sangue desde a veia central até a membrana extracorpórea.

Já quando há insuficiência cardíaca, o método utilizado é veno-arterial, que auxilia tanto na circulação devida do sangue para alcançar todo o nosso corpo quanto em questões respiratórias, devendo sempre ser um processo feito mediante o olhar atento de especialistas.

Contraindicações





Apesar de ser uma tecnologia muito importante, há casos onde o seu uso não é recomendado, como quando o quadro do paciente já envolve falência múltipla dos órgãos ou enfermidades que não podem mais ser solucionadas, por exemplo.

Diante disso, é importante estar sempre em contato com os médicos e entender o que de fato acontece para que não sejam realizados métodos que não cabem diante do caso, afinal, eles com certeza poderão te responder de forma devida nesse sentido.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Ciência