» » Por Que Temos Pelos nas Partes Íntimas?

Por Que Temos Pelos nas Partes Íntimas?

Temos pelos nas partes íntimas porque eles servem para proteger os órgãos sexuais, principalmente a vagina. Os pelos pubianos na vagina, que possui uma anatomia exposta e vulnerável, a protegem contra microrganismos que podem provocar doenças.

A principal função dos pelos pubianos é proteger os órgãos sexuais, principalmente o feminino. A vagina possui uma anatomia exposta e vulnerável a microrganismos, que podem provocar doenças.

Depilar totalmente o órgãos sexuais pode facilitar o surgimento de doenças, como infecções, por exemplo.

Por Que os Pelos Pubianos Encravam?

Os pelos pubianos encravam porque os poros entopem e fazem com que o pelo em crescimento não consiga atravessar a pele. Como consequência, o pelo se dobra e continua crescendo para dentro, o que causa inflamação. A foliculite – inflamação dos folículos capilares (onde os pelos nascem) é umas das principais responsáveis pelo surgimento de pelos encravados.

Essa inflamação é causada, geralmente, por infecções bacterianas. O uso de roupas muito apertadas na região da virilha também facilita a encravação do pelo.

Quando nos depilamos, podemos manifestar alergias e irritações na pele que fazem com que os poros se fechem, forçando os pelos a crescerem para o lado ou par abaixo, no sentido contrário, o que faz com eles se enrolem dentro da pele.

A maioria das mulheres que sofrem com pelos encravados se depila com cera quente ou fria. Como o pelo demora mais de crescer, se forma uma camada de pele sobre o poro, que o entope e faz os pelos encravarem.

Mas tudo depende do caso: há mulheres cujos pelos encravam mais quando se depilam com aparelho de barbear, ou vice-versa, enquanto outras diminuem a quantidade de pelos encravados quando começam a se depilar de cera.

Por Que a Região Íntima Fica Escura?

<!–

A região íntima, principalmente a vulva (parte externa da vagina), fica mais escura devido ao depósito de melanina no local, que pode ser causado por alterações hormonais decorrentes da gravidez e obesidade. A vulva e a virilha também podem ficar mais escuras por causa da depilação com cera ou aparelho de barbear, que sensibiliza a pele.

Usar roupas muito apertadas também pode levar ao escurecimento da região, assim como o envelhecimento natural da pele, infecções e inflamações no local e doenças sistêmicas, como o diabetes.

Por Que as Partes Íntimas Podem Apresentar Mau Cheiro?

O mau cheiro nas partes íntimas pode ser provocado por infecções, doenças sexualmente transmissíveis ou mesmo pelo suor excessivo no local, que pode apresentar odor.

Quando o mau cheiro é causado por doenças como a vaginose bacteriana, tricomoníase e outras doenças sexualmente transmissíveis, o odor é característico do corrimento vaginal provocado por essas doenças, que pode ser esverdeado, amarelado ou acinzentando e apresentar “cheiro de peixe”.

Vale ressaltar que as partes íntimas de mulheres e homens possuem um cheiro próprio e inconfundível, sem, no entanto, causar qualquer incômodo. Em algumas pessoas, esse odor natural pode ser mais suave, enquanto em outras, um pouco mais forte.

Muitas mulheres gostam de usar sabonete íntimo feminino porque acham que eles limpam mais a região. Realmente, eles podem ser eficazes, mas nunca devem ser utilizados na área interna da vagina, apenas na área externa.

Não se deve usar o sabonete íntimo mais que uma vez ao dia, já que a própria flora vaginal protege a região e não deve ser alterada. O sabonete íntimo também pode dificultar a identificação de odores fora do normal provocados por infecções e inflamações.

Atualizado em: 14/03/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?