» » Por que Deus permite o sofrimento?

Por que Deus permite o sofrimento?

Na vida, todos temos as nossas fases e para quem tem fé, há também a certeza de que Deus está em cada momento, inclusive nos mais complicados. Mas afinal, por que Deus permite o sofrimento? Para entender essa e outras questões, siga conferindo o post logo abaixo:

Por que Deus permite o sofrimento?

Diante de tantas coisas ruins e das possíveis consequências que esses momentos podem apresentar, alguns podemos se questionar por qual razão Deus, enquanto o ser mais poderoso de todos, permite que isso venha a acontecer.

A resposta pode ser encontrada com fé, pois basta imaginar que o próprio Deus precisou passar por dificuldades para que hoje possamos viver. Exemplo disso foi a própria crucificação de Cristo, bem como as intervenções do mal, como no caso de Satanás.

Assim, mesmo tendo Deus criado o mundo longe da maldade e sofrimento, não foi com essa mesma harmonia que sua criação seguiu, considerando como exemplo disso o pecados cometido por Adão e Eva.





Diante disso, é preciso entender que ao mesmo passo em que Deus nos deu a vida e o seu amor, Ele nos deu também o livre arbítrio para que com os dias façamos aquilo que desejamos, independente do que seja.

Contudo, o que surge como consequência disso é algo de nossa responsabilidade, e assim devemos lidar com o sofrimento que nós mesmos causamos, muitas vezes por nos distanciar da fé ou não ouvir os ensinamentos do Senhor.

Qual o propósito do sofrimento?

Por outro lado, é preciso entender também que o sofrimento pode surgir como parte de um processo, um plano escrito pelo Senhor pelo qual devemos passar para que assim, possamos mostrar sermos merecedores de seus propósitos.





Nesse contexto o sofrimento é lido como uma provação, onde somos literalmente colocados a prova pelo Senhor para que Ele possa se certificar da nossa confiança em seus planos, o que deve se apresentar mesmo diante de dificuldades.

A partir disso Ele pode perceber que o caminho está aberto para agir pelo nosso bem, o maior intuito que Ele sempre terá para nossas vidas.

O que a Bíblia fala sobre o sofrimento?

Com base nas Escrituras sagradas, o Senhor fortalece os pontos que levantando anteriormente, citando que o sofrimento pode surgir como fruto dos pecados, quando contrariamos suas vontades.

Mas cita ainda que em alguns momentos o sofrimento pode ser necessário para nossa própria evolução espiritual, visto que em alguns momentos precisamos provar a nossa fé para Ele e para nós mesmos.

Exemplo dessas passagens bíblicas, são os seguintes versículos:

Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos. (Salmos 119:71)

Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. (1 Timóteo 6:10)

Atualizado em: 14/04/2023 na categoria: Religião