» » Porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra?

Porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra?

Com base na leitura da Bíblia, podemos acompanhar diversos eventos ligados a Deus. E mesmo que suas ações estejam além do nosso entendimento, é interessante também pensar sobre a razão das mesmas.

Nesse sentido, logo abaixo explicamos melhor sobre porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra, um evento que chama bastante atenção. Entenda:

Porque Deus destruiu Sodoma e Gomorra?

Sodoma e Gomorra são duas das cinco cidades pertencentes a região da planície na Palestina, e elas acabaram sendo destruídas por Deus em razão da maldade do povo que as habitavam, repletos de pecado e sem arrependimentos.

Assim, como sinal de que também há limites para o pecado e que Deus não pode perdoar tudo, as cidades foram destruídas como um meio de gerar exemplo aos outros, criando conscientização sobre a consequência de suas práticas.





Além disso, ainda que muitas pessoas citem o livre arbítrio, é importante ter em vista que sim, somos livres para fazer aquilo que queremos, mas nem tudo nos convém enquanto cristãos, pois a Justiça divina é empregada tanto para o bem quanto para o mal.

Isso porque mesmo diante de sua bondade e paciência e ainda que não queira filhos perfeitos, Deus deseja ter filhos que se permitam arrepender, que entendam que enquanto há tempo, podemos mudar e contar com seu apoio. Mas até mesmo para o bem que nos oferece, há um limite.

História de Sodoma e Gomorra

Tanto Sodoma quanto Gomorra eram cidades-estado, o que significa dizer que possuíam autonomia e por isso tinham suas próprias leis, entrando até mesmo em conflito com outros locais da mesma região.





Por sinal, foi graças a derrota em um desses conflitos diretos que as cidades acabam se tornando subordinadas Quedorlaomer ao longo de mais de uma década, fazendo com que seus habitantes sofressem e também se mostrassem rebeldes.

A partir de sua história é possível visualizar também um conjunto de diversos pecados praticados pelo seu povo, o que contribuiu para a destruição das localidades conforme citamos anteriormente.

Entre esses pecados, podemos evidenciar alguns dos seus principais como a imoralidade, havendo um desejo sexual exacerbado, contribuindo ainda para a prática de outros pecados, gerando ações como o adultério.

Por outro lado, também enxergavam a si mesmo com certa superioridade, pensando ser melhores que os demais e por isso destratando estrangeiros, além de serem soberbos, egoístas e insensíveis para com os outros.

Sodoma e Gomorra nos dias de hoje

Até então não há evidências tão fortes sobre a existência de Sodoma e Gomorra, por conta disso não é possível estipular exatamente onde esses locais existiram ou como está nos dias atuais.

Contudo, há uma hipótese muito considerável de que elas estivessem em uma região da Jordânia, localizada entre o Mar Morto e o Rio Jordão. Assim, com base nas escavações e estudos científicos mais específicos, há indícios de que o local tenha sido afetado por desastres naturais.

Atualizado em: 30/03/2023 na categoria: Religião