Por Que Chove?

Chove porque as nuvens carregadas de água condensada ficam pesadas e não conseguem se manter no ar, caindo e causando a chuva. Quando a água evapora e sobe para a atmosfera, que é mais fria, o seu vapor passa para o estado líquido, formando gotículas de água que constituem as nuvens.

Quanto mais baixa a temperatura na atmosfera, mais as gotas de água aumentam e ficam mais pesadas: uma hora elas simplesmente caem!

A chuva é um fenômeno natural fundamental para a vida do planeta, contribuindo para a existência das mais diversas forma de vida (vegetal ou animal).

Como a Chuva se Forma?




O processo de formação da chuva acontece da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, a água quando aquecida, evapora e transforma-se em vapor de água;
  2. O ar mistura-se com o vapor de água que, sendo mais leve, começa a subir;
  3. Agrupam-se nuvens formadas por um carregamento de vapor de água;
  4. Ao alcançar uma altura muito elevada na atmosfera, onde é mais frio, ou ao se chocar com as massas de ar frio, o vapor de água se condensa, formando gotículas de água;
  5. Como não se sustenta no ar ao ficar mais pesada, a água cai, enfim, em forma de chuva.

Por Que Chove Tanto no Sudeste e Tão Pouco no Nordeste?

Chove tanto no Sudeste, onde o Rio de Janeiro e São Paulo ficam localizados, e tão pouco no sertão do Nordeste por causa da influência dos climas, relevo e das massas de ar.

Chove pouco no sertão nordestino porque formações de relevo, como a Chapada Diamantina e a da Borborema, impedem que os ventos quentes e úmidos que vêm do litoral prossigam para mais adentro da região, já que, ao chegarem nas chapadas, as massas de ar se elevam, se resfriam e se condensam, causando chuvas antes de conseguiram chegar ao sertão.

O Sudeste, por sua vez, é marcado por climas onde a umidade é mais alta, como o litorâneo úmido, e tem mais frentes frias vindas do Sul que, juntamente com as massas de ar quentes vindas da Amazônia, contribuem para a formação de chuvas.

No Sudeste as chuvas são concentradas no verão, diferentemente do sertão nordestino, onde as chuvas são características do inverno.

Por Que Quando Chove Falta Luz?

Quando chove falta luz porque os fios que distribuem a energia são aéreos e frágeis, pois não recebem a manutenção adequada e ficam desprotegidos, expostos à ação dos ventos, das chuvas e do contato com as árvores próximas a eles.

Esses e outros fatores podem danificá-los, causando danos em sua estrutura e na distribuição de energia que é feita por cabos. Esses fios danificados podem causar curtos-circuitos e a falta de luz.

A falta de energia também costuma acontecer quando chove porque muitas vezes os transformadores de energia são muito antigos e sem manutenção, queimando com facilidade. Um gerador de energia também pode se desligar automaticamente durante uma chove forte que represente ameaças, como a derrubada de postes ou árvores.

Curiosidades sobre a Chuva




Há regiões no mundo em que acontecem poucas chuvas. Nos desertos, por exemplo, é baixíssimo o índice de umidade. Este fator dificulta a formação de nuvens e, consequentemente, as chuvas. Mas em áreas como as da Floresta Amazônica, as chuvas acontecem quase sempre em grandes quantidades por conta dos altos índices de evaporação das águas.

Por Que Ocorrem Secas?

As secas são causadas por diversos fatores. Um deles é o relevo, algumas formas de relevo podem barrar massas úmidas de ar, provocando chuvas em um local e seca em outro.

As secas ainda podem ser provocadas pelo desmatamento ou pelo clima do local, como o clima semiárido do Nordeste.


Veja Também:

Por Que Chove Granizo?

Por Que a Chuva Ácida Recebeu esse Nome?

Por Que em Dias de Chuva os Vidros dos Carros Embaçam?

Por Que é Raro Chover no Sertão?

Por Que a Chuva tem Cheiro?

Por Que as Nuvens são Brancas?