» » Por que Padre Não Pode Casar?

Por que Padre Não Pode Casar?

O padre não pode casar porque a Igreja católica não autoriza o casamento, pois o celibato tem ligação direta ao ato de se entregar completamente para se unir a Cristo sem qualquer reserva.

A proibição do casamento de padres pela Igreja Católica

Nos primeiros anos da igreja católica, os padres não se casavam por opção, já que queriam dedicar o seu tempo à oração e aos trabalhos da Igreja da mesma forma que Jesus Cristo. Como na primeira carta de Coríntios é revelado que não é permitido o casamento de padres, a Igreja proibiu o casamento.

Mas uma das hipóteses que é falada até os dias atuais é que, como a Igreja atingiu o seu auge na mesma ocasião, a opção pelo matrimônio pelos padres poderia fazer com que a Igreja perdesse os seus bens para os herdeiros do clero.

Isso não fazia muita diferença para os monges, já que os mesmos já viviam isolados nos mosteiros pelos motivos acima especificados. Algumas igrejas causaram discórdia, como a que ocorreu na paróquia que pertencia a Martinho Lutero, que deixou a batina e abriu o seu próprio templo, a famosa igreja luterana, onde o casamento de pastores era permitido e é até hoje.

Concílio de Trento e a nova permissão

Depois da reforma Protestante, a Igreja Católica decidiu permanecer com o celibato e através do Concílio de Trento, em 1563, foi estabelecido que quem rompesse com o Templo seria expulso.

Esta regra do Concílio de Trento permaneceu até o ano de 1965, pois foi quando o Papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem na igreja, mas para contrair matrimônio era necessária autorização do Vaticano e isso poderia demorar, em média, dez anos.

O Papa João Paulo II fez com que esse processo demorasse ainda mais, dificultando, assim, o casamento, e com isso os processos se acumularam.

Com a chegada do Papa Bento XVI, voltou a correr mais rápido o processo, além de dar seguimento aos processos que estavam na mesa à espera. O Papa Bento XVI permitiu, inclusive, que um ex-pastor casado e com dois filhos se tornasse padre.

Atualizado em: 19/06/2018 na categoria: Religião