» » Quem inventou a Escola?

Quem inventou a Escola?

A Escola é um local pelo qual todos nós já passamos e quem ainda é novo demais para isso, ainda vai passar. Por isso é também uma Instituição muito conhecida, mas há detalhes sobre ela que não são tão conhecidos assim, como sua origem. Confira:

Quem inventou a Escola?

O conceito geral de escola esteve presente desde os povos primitivos, já que um sempre poderia ensinar algo a outro. Contudo, é durante as grandes navegações e inicio dos processos de colonização que passam a existir escolas de modo mais próximo ao que temos hoje.

Nesse período, existiam as escolas jesuítas, focadas no ensino religioso para catequização de indígenas e africanos escravizados ao longo do tempo. Contudo, esse modelo já se alimentava de heranças apresentadas na Europa ao longo do século XII.

Assim, apesar de não ser possível estipular de fato quem foi o responsável por essa invenção, podemos a relacionar a Igreja católica e seus membros que trabalhavam no ensino religioso aos recém colonizados.





Evolução da Escola

Com o tempo a Igreja deixou de se referir apenas a religião, ganhando então disciplinas que se voltavam para um maior conhecimento dos alunos, mesmo que em primeiro momento isso passasse por um forte controle, pois o que iria ser dito devia ser aprovado e também não se tratava de uma educação oferecida a todos.

Mas felizmente a escola parou de ser um privilégio da elite para se tornar um bem comum, havendo atualmente o direito constitucional a educação para todos, sendo de responsabilidade do governo sua oferta de forma gratuita, contribuindo para que se torne possível romper com antigos paradigmas sociais, mesmo que em passos lentos.





Importância da Escola

A Escola é um importante meio de conhecimento, e por mais que os jovens tendam a negar a necessidade de frequentar a uma, na prática saber de determinados assuntos se torna essencial tanto para o dia a dia quanto para a inserção no ensino superior ou mercado de trabalho.

Assim, esse invento contribuiu para uma gradativa melhora na qualidade de vida, uma vez que com o conhecimento se passou a ter também possibilidades de mobilidade social, uma vez que não são raros os casos de pessoas que melhoram de vida graças ao que foi aprendido ainda na escola.

Atualizado em: 13/06/2022 na categoria: Descobertas