» » Por que inchamos?

Por que inchamos?

Inchamos por consequência da retenção hídrica que é um processo dependente de inúmeros fatores que vão desde alterações hormonais até uso de alguns medicamentos, ou alimentação rica em sódio.

Alguns alimentos que contêm bastante sódio são os salgadinhos, conservas em geral, azeitonas, bacon, presunto, salsichas, enlatados, mostarda, amendoim, sopas prontas e catchup.

O Maior Causador de Inchaço

Mesmo que algumas pessoas cuidem e até eliminem o inchaço, na maioria das vezes ele volta. E isso pode acontecer devido ao hormônio chamado cortisol, que controla várias funções no organismo. Nas situações de ameaça, por exemplo, ele é capaz de nos preparar para agirmos com rapidez e força.O problema, no entanto, é causado pelo excesso, que estimula o acúmulo de gorduras e retenção hídrica. O que acontece é que quando o organismo está em estado de alerta, o cortisol liberado diminui a queima de calorias para poupar e armazenar maiores energias em caso de perigos. E ameaças reais ou imaginárias não são distinguidas pelo nosso cérebro.

Outro efeito prejudicial do cortisol é o que aciona o sistema de recompensa de nosso cérebro que age no controle e na queima do acúmulo energético. Se a liberação desse hormônio for constante, como é o caso do estresse crônico, ocorre um aumento do apetite e mudanças que tornam mais fácil o acúmulo de gorduras.

Como Controlar os Níveis de Cortisol?

  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Não fique sem se alimentar por longos períodos;
  • Durma bem;
  • Não consuma cafeína em excesso.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde