» » Por que precisamos dormir?

Por que precisamos dormir?

O sono funciona como uma pausa para o organismo recarregar as energias. Dormir faz com que nós possamos nos manter alertas ao acordarmos, com funções cognitivas equilibradas e o humor adequado à nossa personalidade, além de manter também em equilíbrio a produção dos hormônios pelo cérebro.Quando estamos dormindo, a frequência dos nossos batimentos cardíacos e a pressão arterial diminuem, além de relaxarmos os músculos e o cérebro, que sintetiza hormônios fundamentais para as tarefas diárias.

Dessa forma, o sono é uma forma do nosso organismo descansar, reabastecendo as energias e dando um tempo para que as atividades metabólicas possam acontecer.

O que Pode Acontecer se Não Dormirmos?

Quando não dormimos podem ocorrer episódios de perda de atenção, dificuldade de locomoção, dores musculares, cansaço corporal, estresse e irritabilidade.

Por Que Precisamos Dormir 8 Horas por Dia?

Nem todo mundo precisa dormir durante esse tempo. 8 horas por dia é apenas uma média para adultos e adolescentes se basearem e cumprirem uma boa carga horária de sono.

O período que você deve passar dormindo vai variar de acordo com a sua idade. Dormir pouco, como já foi explicado acima, pode causar alguns efeitos colaterais, mas dormir demais também não é saudável para o nosso organismo, pois ele precisa se movimentar, receber doses diárias de luz solar, se alimentar, excretar resíduos e outras funções.

Veja agora quantas horas por dia você precisa dormir:

  • Recém-nascidos (o a 3 meses): entre 12 e 17 horas;
  • Bebês: (4 a 8 meses): entre 12 e 15 horas;
  • Crianças de 1 a 2 anos: entre 11 e 14 horas;
  • Crianças de 3 a 5 anos: entre 10 e 13 horas;
  • Crianças de 6 a 13 anos: entre 9 e 11 horas;
  • Adolescentes entre 14 e 17 anos: 10 horas;
  • Adultos entre 18 e 24 anos: 8 horas;
  • Adultos entre 26 e 64 anos: de 7 a 9 horas;
  • Idosos com 65 anos ou mais: 7 ou 8 horas.

Por Que Precisamos Dormir no Escuro

Apesar do fato de muitas pessoas conseguirem dormir com a luz acesa, isso não é muito indicado, pois, antes de dormir, produzimos um hormônio chamado melatonina, cuja produção só é feita de forma efetiva no escuro.

Dormir em ambientes claros (incluindo luz de tablets, celulares, televisão ou computadores) diminui a produção desse hormônio em até 50%, o que acaba tornando a noite não muito agradável, pois além de não dormir bem, o paciente se torna mais propenso a sofrer com pesadelos.

Além disso, dormir com a luz acesa provoca problemas na produção de outros hormônios, como o cortisol, que eleva a sensação de estresse no corpo e a resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes. O aumento do nível de cortisol também estimula o ganho de peso, pois diminui o gasto energético do corpo.

Outra doença ligada ao costume de dormir com a luz acesa é a depressão, pois ao diminuir o índice de melatonina produzida, acabamos passando por noites mal dormidas, que nos dão a sensação de desânimo, perda de energia e desmotivação (sintomas da depressão).Por fim, dormir de luz acesa também estimula o envelhecimento, além de aumentar o risco de problemas como Alzheimer, má concentração, problemas de memória, infarto, AVC e doenças cardiovasculares.

Atualizado em: 14/03/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?