» » Por que o xixi é amarelo?

Por que o xixi é amarelo?

A nossa urina é formada por água, sais, ureia e outras substâncias. O seu tom amarelado se dá por causa da substância chamada urobilina, ou urobilinogênio, formado em nosso organismo a partir da degradação das hemácias, e que possui uma cor amarelada. Quando essa substância vai para os rins, se transforma em urina, junto com uma parte da água que bebemos e outras substâncias.

A cor do xixi também varia de acordo com a quantidade de água que bebemos. Se o xixi estiver amarelo demais, significa que não estamos ingerindo água o suficiente para diluir todas as escretas que liberamos juntamente com a urina.

O ideal é que o xixi seja amarelo bem claro. Se ele está amarelo forte ou amarelo escuro, isso indica que não estamos ingerindo a quantidade correta de água para diluir a urobilina, o que quer dizer que nosso corpo não está bem hidratado.

A urina laranja ou amarela escura é um problema, principalmente se vier acompanhada de cheiros fortes. Se forem observadas outras cores além do amarelo, elas podem ocorrer devido a alguns alimentos que ingerimos ou a antibióticos ministrados.

Quais os destinos da Bilirrubina?

A bilirrubina é uma substância amarelada formada pela destruição de hemácias velhas no baço e no fígado. É eliminada pelo corpo humano através da urina e, dependendo da quantidade, pode indicar problemas nos rins e outros órgãos.

Urina Amarelo Escuro Pode ser Gravidez?

A cor da urina não tem nada a ver com gravidez, mas com o grau de hidratação do corpo. É um pensamento comum porque, no início da gravidez, é comum sofrer com infecção urinária, o que torna a urina mais escura, mas essa coloração não tem relação com a gravidez.

A única coisa que liga urina à gravidez é o hormônio chamado de Beta HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), também chamado de hormônio da gravidez, pois é excretado na urina apenas nesse período.

Nos testes farmacêuticos onde é utilizada a urina para detectar a gravidez é feita a procura desse hormônio e, caso não haja indícios suficientes, o teste se mostrará negativo, mas se houver vestígios desse hormônio na urina, significa que a mulher está grávida.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?