» » Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?

Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?

O momento da crucificação de Jesus foi um dos marcantes da Bíblia, nos permitindo refletir sobre o sacrifício que foi feito pela nossa vida e assim, tendo a maior prova de amor que já foi feita por nós.

Mas é claro, há muito  para ser entendido sobre, afinal, você sabe Quem ajudou Jesus a carregar a cruz? Veja a resposta para essa e outras questões relacionadas logo abaixo, olha só:

Quem ajudou Jesus a carregar a cruz?

Conforme podemos observar nas Escritas Sagradas, o responsável por ajudar Jesus enquanto ele carregava a Cruz foi Simão, o Cireneu. Isso porque o momento de dor é iniciado antes mesmo da morte em si, quando Jesus precisou percorrer um caminho já carregando sua cruz, enquanto era também chicoteado.

De forma mais específica, podemos ler sobre isso no livro de Marcos, como por exemplo em seu capítulo 15, versículo 21, onde é dito que “E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.” (Marcos 15:21).





Mas vale a pena ressaltar que Simão não era qualquer um, tendo sido ele um dos 12 apóstolos de Jesus, mais conhecido como Pedro mesmo que seu nome de nascimento tenha sido Simão.

Qual foi o discípulo que acompanhou Jesus até a sua crucificação?

Muita gente acaba confundido a história citada acima com a de João, que foi o discípulo responsável por acompanhar Jesus até sua crucificação, mas que não dividiu com Ele o peso de sua Cruz.





Mas vale ressaltar que o próprio ato de exercer essa companhia já foi bastante significativo e corajoso, uma vez que João em nenhum momento perdeu sua fé ou deixou de apoiar o Messias ao longo da dolorosa caminhada.

Ao final dela, inclusive, Jesus deixou com João a importante missão de cuidar de Maria, sua mãe. E assim ele fez, a protegendo e amparando diante de um momento tão difícil, se consagrando como um dos discípulos mais próximos de Cristo.

Quem estava na cruz ao lado de Jesus?

Sabemos que não apenas Jesus foi fulgado nesse momento e ao lado dele estavam também outros dois homens, Dimas e Gestas. Dimas, por sua vez, passou a ser considerado pelos cristãos como um Bom ladrão, pois mesmo diante dos seus erros ele pediu o pecado e foi aceito, alcançando a salvação.

Gestas, por sua vez, seria o mau ladrão. Isso porque ao invés de se redimir pelos seus pecados diante de Jesus, ele o desafiou em sinal da sua falta de fé, desconfiando que Ele seria o verdadeiro Messias.

Atualizado em: 14/07/2023 na categoria: Religião