» » Porque comer Peixe na Semana Santa? Entenda a tradição Cristã

Porque comer Peixe na Semana Santa? Entenda a tradição Cristã

A Semana Santa corresponde ao período iniciado no Domingo de Ramos e concluído no Domingo de Páscoa, representando muito além do que chocolates, mas também um importante momento para refletir e se conectar com a fé.

Por conta disso há, tradicionalmente, práticas que são realizadas nesse dia, como o consumo de peixe. Para entender porque comer peixe na Semana santa e mais detalhes sobre o período, siga conferindo o post logo abaixo:

Porque comer Peixe na Semana Santa?

A grande razão para comer Peixe na Semana Santa é que durante esse período de 7 dias, é comum a prática do jejum. Vale frisar que isso não necessariamente significa ficar sem comer, mas sim se abster de determinados prazeres carnais.

Isso porque existe a crença de que quanto mais nos desapegamos do mundo e de seus prazeres momentâneos, mais preparados nos colocamos diante de Deus em sinal de devoção e gratidão, além de demonstrar entrega plena para a fé.





Além disso, a carne vermelha também está associada à carne de Cristo, e por conta disso é interessante deixar o seu consumo de lado neste momento para consumir o peixe, que também se tornou um marco para Cristo e seus apóstolos.

Aliás, isso se deve a uma curiosidade muito interessante, pois Peixe em grego é associado a expressão IXTUS, uma sigla ligada a Iesus Xristos Theos Huios Soter, ou seja, Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador.





Porque o Peixe não é considerado carne?

De modo mais amplo, o peixe é considerado carne por se tratar de um animal, o que faz com que não faça parte da dieta daqueles que optam por ser veganos ou vegetarianos, por exemplo. Mas com base na tradição cristã, há um outro sentido.

Assim, a abstinência do jejum não é associada ao Peixe por conta do fato de que esse é um animal que possui sangue frio, ao contrário de bois, por exemplo, que possuem sangue quente assim como os seres humanos.

Essa ideia também está ligada à tradição Judaica e demonstra ainda que enquanto a carne vermelha está ligada ao mundo material, a carne do peixe sempre esteve associada à fé de maneira positiva, a exemplo do milagre da pesca, descrito no livro bíblico de João.

Por sinal, neste mesmo livro, em seu capítulo 21, versículo 6, podemos ler que: Então ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e apanharão bastante!” Assim foi e nem sequer conseguiam puxar a rede, devido ao peso do peixe, pela sua abundância.

É pecado comer carne na Semana Santa?

Consumir carne vermelha na Semana Santa não se trata exatamente de um pecado, mas sim de uma oportunidade perdida de se redimir por eles, visto que o jejum é praticado por aqueles que querem justamente se afastar do pecado e se entregar para Deus.

Um sinal de que esse então não seria um pecado é que muitos não seguem o jejum semanal que deveria ser realizado em toda Sexta-feira, conforme imposto por Nicolau I ainda no século IX.

Mas é claro, mesmo não sendo um ato tido como pecaminoso, o ideal é que não coma carne vermelha na Semana Santa, já que sacrifício muito maior que esse foi feito pelo nosso bem na cruz, por Cristo que agora podemos reverenciar.

Atualizado em: 31/03/2023 na categoria: Religião