» » Qual a Função do Coração?

Qual a Função do Coração?

A função do coração e bombear o sague oxigenado (arterial) dos pulmões para todo o corpo e levar o sangue sem oxigênio e com gás carbônico (venoso) até os pulmões, onde é oxigenado novamente. É considerado a estrutura central do sistema circulatório.A importância do coração é tamanha que, quando o coração para de funcionar, nenhum outro órgão ou função opera no organismo.

O que é o coração?

O coração é um órgão muscular envolto por um saco cheio de líquido (pericárdio), localizado dentro da cavidade do tórax. O coração é dividido em quatro câmaras, em um sistema de circulação dupla e completa: são dois átrios (cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração) e dois ventrículos (cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração).O sangue venoso e o arterial são divididos por uma membrana.

Como o coração funciona?

As válvulas do corpo possibilitam que o sangue flua em apenas uma direção. É isso que ajuda os processos de circulação do sangue arterial e venoso.

O sangue sem oxigênio entra pelas veias cava superior e inferior, desaguando no átrio direito. Então, os músculos dessa região relaxam e o sangue é preenchido pelo sangue venoso, sendo levado ao ventrículo direito. De modo similar a uma bomba, essa estrutura impulsiona o sangue aos pulmões.

Após ser restaurado com oxigênio nos pulmões, o sangue retorna pelo lado direito do coração, por meio das veias pulmonares.

Quais são os batimentos normais de uma pessoa?

Em situações normais, os batimentos cardíacos ficam entre 70 e 80 por minuto. Porém, esse número pode subir para 150 em ocasiões de susto ou pânico.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?