» » Qual Dinossauro tem 500 dentes?

Qual Dinossauro tem 500 dentes?

Tendo vividos na Terra há mais de 100 milhões de anos, os dinossauros chamam atenção por diversas características diferentes encontradas em suas mais diversas espécies, exemplo disso é o dinossauro que tem mais de 500 dentes, confira:

Qual Dinossauro tem 500 dentes?

O surpreende dinossauro que possui 500 dentes, ou até mais, é nomeado de Nigersaurus Tarqueti, em homenagem a Phillippe Tarquet, que trabalhou ativamente em prol do seu descobrimento, e também ao país onde seus fósseis puderem ser encontrados, a República do Níger, na África.

E, apesar dos dinossauros de modo geral serem capazes de nos transmitir certo receio diante da sua dentição, esse animal se mostra ainda mais singular, já que até então não há registro de outra espécie que possa ter uma quantidade de dentes superior a sua, e nem mesmo próxima.

A importância dos 500 dentes





Mas muito além dos receios causados, essa estrutura dentária foi fundamental para a existência do Nigersaurus. Isso porque, ao contrário do que pode se imaginar em primeiro momento, esse dinossauro se alimentava daquilo que estava presente no solo, devido também a sua baixa estatura.

Esse modo de alimentação desgastava consideravelmente os seus dentes, sendo possível que logo fossem repostos de certa maneira, já que possuía centenas deles em sua boca. Além disso, era mais simples buscar por sua comida em meio a vegetação com a presente de tantos e largos dentes.

Características gerais do Nigersaurus





Para além dessa característica singular, podemos citar também algumas outras acerca dos Nigersaurus. Dentre elas, está o fato de terem sido herbívoros, vivendo ao longo do Saara, na África, por aproximadamente 110 milhões de anos, uma resistência que com certeza se liga a sua dentição.

Além disso, como dito, eram animais pequenos, com entre 9 e 13cm em sua estatura, ao menos tempo em que poderia chegar a 4 toneladas. Essa é uma espécie rara que ainda possui poucas informações, ao mesmo tempo em que aguça a curiosidade dos cientistas e claro, a nossa.

Atualizado em: 24/05/2022 na categoria: Animais