» » » Como Contraímos Cárie nos Dentes?

Como Contraímos Cárie nos Dentes?

A cáries são causadas pelos ataques diários com ácidos presentes nos alimentos. Quando os dentes não são escovados adequadamente, há um processo de perda de minerais abaixo de sua superfície, causando danos. A saliva é uma substância que atua com o objetivo de recompor essa camada, mas, dependendo do tipo de dieta que se mantém (como o consumo de alimentos pegajosos, por exemplo), pode haver um desequilíbrio, levando à formação de cáries.

O que causa as cáries?

Lesões estruturais ou deteriorações nos dentes, as cáries são provocadas pela bactéria bucal Streptoccocus mutans. A doença está associada ao estilo de vida do paciente, incluindo sua alimentação, cuidado com os dentes, presença de flúor na água ingerida e também na pasta de dentes selecionada para a sua higiene bucal.

Alimentos com açúcar e amido são digeridos pelas bactérias da placa, gerando a produção de ácidos que corroem a superfície do dente. Ao longo do tempo, esse esmalte passa a se desgastar por dentro, levando ao desmoronamento, que vem a expor a cavidade de cárie.

Quem pode ter cáries?

As cáries podem ocorrer tanto em crianças quanto em adultos. Pessoas com xerostomia (boca seca) também são mais suscetíveis a esse tipo de problema.

Como diagnosticar a cárie?

A melhor forma de diagnóstico é a consulta periódica com o dentista. Isso porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, sendo impossível de ser notada por leigos. Dependendo do estágio da doença, pode ser necessário o uso de flúor ou mesmo a realização de obturações, canais ou até a extração completa do dente.

Como prevenir a formação de cáries?

Para evitar a cárie, a melhor medida é a higiene bucal adequada. Por isso, procure sempre escovar os dentes após as refeições. Além disso, evite o consumo de açúcar, alimentos grudentos e bebidas açucaradas nos intervalos entre as refeições. Modere também a ingestão de carboidratos. Pelo menos uma vez ao ano, visite o seu dentista para manutenção.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Corpo Humano, Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?