» » Por Que Sonhamos?

Por Que Sonhamos?

Há várias análises sobre a motivação real dos sonhos, e elas estão inclusas entre a psicologia, a neurologia e até a espiritualidade.

O sonho é considerado uma função biológica, mas também é parte fundamental para o autoconhecimento do homem, além de servir para compactar e digerir tudo o que foi vivido no dia.

Alguns acreditam, ainda, que alguns sonhos são visões e vivências do espírito desprendido do corpo enquanto dorme.

Os Sonhos Segundo a Psicanálise

 

Sigmund Freud – o pai da psicanálise – disse há mais de 100 anos que os sonhos são a linguagem simbólica que o inconsciente do homem manifesta. Ele diz ainda em sua tese intitulada “A Interpretação dos Sonhos” (1900), que o nosso inconsciente é um porão repleto de fantasmas psíquicos – desejos reprimidos e/ou conflitos não resolvidos – que podem comandar o comportamento e os sonhos, revelando-se neles.

Os Sonhos e a Espiritualidade

 

O Espiritismo é a doutrina religiosa, científica e moral que mais adentra no universo dos sonhos. Segundo a doutrina, quando dormimos nosso espírito se desprende do corpo, e então podemos interagir com o mundo espiritual e nos comunicar com outros espíritos, segundo o nosso grau de evolução moral.

Quando acordamos, o nosso espírito retorna ao corpo e pode reter algumas lembranças mais ou menos lúcidas sobre a experiência extra corpórea.

Quando sonhamos com algum familiar que já morreu, por exemplo, e ao acordarmos, temos uma vaga lembrança deste sonho, isso significa que realmente nos encontramos com ele.

O Sonho como uma Função Reguladora

 

Outros especialistas acreditam que o sonho tenha uma função reguladora, ele ajuda a ajustar o que aconteceu durante o dia, reunindo tudo o que foi visto, ouvido e sentido, inclusive o que fica guardado no inconsciente.

Outra tese afirma que quando nós sonhamos estamos ajudando nossa memória a lembrar das informações, da mesma maneira como ajuda a apagar o que não é usado por nós.

 

https://youtu.be/AhzDu0aU9AY

Atualizado em: 12/05/2017 na categoria: Ciência