» » Por que sonhamos que estamos caindo?

Por que sonhamos que estamos caindo?

Este tipo de sonho, assustador para algumas pessoas, ocorre basicamente por conseqüência de uma dissonância entre o sistema sinestésico e o sistema vestibular, presente no ouvidos. O corpo não se adaptou ainda à posição horizontal, e por isso acontece um pequeno erro de processamento que faz com que acordemos subitamente ao tempo que tem-se a sensação nítida de que estamos a cair da cama. E essa sensação nos leva a ter reações que fazem com que algumas pessoas realmente cheguem a cair da cama.

Agora vamos tentar relembrar como eram nossos estados emocionais a cada vez que experimentávamos esse fenômeno. O ato de sonharmos que estamos caindo pode também estar ligado ao estresse, adquirido no nosso dia a dia. Permitimos que nosso cérebro esteja sujeito de uma atividade muito intensa, nossas funções básicas são aceleradas pelo cortisol, há um aumento de preocupação e as ondas de nosso cérebro chegam a limites máximos.

Entretanto, quando relaxamos, nosso cérebro se acalma e uma nova dissonância é produzida: uma intensa atividade de nosso cérebro somado ao corpo estar relaxado provoca uma sensação de eu estamos caindo brutalmente, sensação esta que se materializa dentro do sonho, que quase que instantaneamente nos obriga a acordar atentos e muito alarmados.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações

Quer receber as melhores curiosidades?