Por que Sentimos Frio?

Sentimos frio quando o nosso corpo começa a perder calor para o ambiente. Isso acontece quando o ambiente está com a temperatura mais baixa que o nosso corpo, e como o calor sempre migra do lugar mais quente para o mais frio, o corpo começa a ceder calor para o ambiente numa tentativa de equilíbrio de temperaturas.As primeiras estruturas ativadas são os horripiladores, que são pequenos músculos que situam-se ligados à raiz de cada pelo que temos em nosso corpo. Essa ativação provoca, quase que imediatamente, o que denominamos arrepio, que é uma onda de trepidação nos músculos que se propaga pelo corpo todo.

O tremor, que momentos depois se estende para outros músculos, é nossa proteção primária, porque o tremor é um processo mecânico gerador de calor. Além disso, os pelos que estão eriçados auxiliam no acúmulo de uma camada de ar que fica junto da pele e, como o ar funciona como um ótimo isolante térmico, age como um “agasalho natural”.Quanto maior a quantidade de pelos, mais ar é aprisionado e melhor funcionará esse agasalho natural. As penas são o que constituem tal agasalho para as aves.

Outro tipo de proteção natural do nosso corpo é o chamado embolar: fechamos nossas mãos, cruzamos nossos braços, encolhemos nossas pernas e curvamos o corpo à frente. Tudo isso para que ocorra a diminuição da superfície externa exposta que, quanto menor for, menor será a quantidade de calor que escapará para o ambiente.

Veja também: Por que nos arrepiamos?

Por Que Sentimos Frio Quando Estamos com Febre?

Nesse caso, sentimos frio porque o nosso corpo está perdendo calor muito rápido, pois os nossos vasos sanguíneos se dilatam, liberando mais calor.Ao liberar calor, nossa temperatura aumenta, mas a sensação que sentimos é de frio, pois apesar de estarmos quentes, o calor está deixando o nosso corpo.