Por Que o Nome Guerra Fria?

A guerra fria recebeu esse nome porque não houve o uso direto de armamentos durante o conflito. Iniciada em 1945, ela compreendeu uma disputa ideológica que envolveu aspectos tecnológicos, políticos e econômicos entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O que foi a Guerra Fria? Resumo da Guerra Fria

A Guerra fria foi um período histórico que teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), onde as duas principais potências mundiais, EUA E URSS, disputavam espaços em diversos sentidos, principalmente nos campos político e econômico.

De um lado, os EUA defendiam a expansão do capitalismo, baseado na democracia, propriedade privada e economia de mercado, de outro, a URSS queria disseminar o socialismo baseado em um partido único, na ausência da democracia e na igualdade social.

Durante os primeiros anos da Guerra teve a chamada Corrida Armamentista onde houve um grande desenvolvimento de armas nucleares, inclusive da bomba atômica. E também foi durante a Guerra que o homem pisou na lua pela primeira vez, na chamada Corrida Espacial.

Causas da Guerra Fria

A disputa pelo poder mundial foi a principal causa da Guerra Fria. O fato dos dois países possuírem armas suficientes não só para se destruírem, mas também destruírem boa parte da humanidade, fez com que o conflito fosse somente ideológico e, portanto, frio.

Ambos os países queriam disseminar seus sistemas políticos, os Estados Unidos queriam manter seu domínio capitalista e a URSS provar a superioridade que acreditava ter o sistema socialista. Foi exatamente isso que desencadeou a Guerra.

Fim da Guerra Fria

Em 1989, com a queda do Muro de Berlim que dividia a Alemanha Ocidental (Capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista) o fim da Guerra Fria começou a acontecer e se consumou no início da década de 1990.

A falta de concorrência, os baixos salários e a falta de produtos causaram uma grave crise econômica nos países socialistas e houve uma grande insatisfação popular pela falta de democracia fazendo com que o socialismo perdesse a Guerra. Os EUA saíram vitoriosos e o capitalismo se tornou o maior sistema econômico do mundo.

Consequências da Guerra Fria

  • Divisão do mundo entre capitalistas e socialistas;
  • Grande produção de armamentos;
  • Desenvolvimento de um clima de medo no mundo pela possibilidade de um conflito nuclear;
  • Extinção das relações econômicas, culturais e até esportivas existentes entre o socialismo e o capitalismo;
  • Aumento da influência capitalista dos Estados Unidos no Brasil.