» » Qual o Motivo da Segunda Guerra Mundial?

Qual o Motivo da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi desencadeada pela invasão de Hitler aos territórios poloneses, em 1939, a fim de ampliar o domínio alemão, seu poderio e recursos. Após essa iniciativa, Inglaterra e França declararam guerra ao ditador nazista, no que é considerado o maior conflito bélico de todos os tempos.

Causas para a Segunda Guerra Mundial

A intensa militarização alemã e italiana, com investimento na indústria bélica, favoreceu esse cenário de guerra. A ideia era diminuir o desemprego e aumentar a influência nazifascista. O Japão, outra nação totalitarista, comungava do mesmo desejo, propagando o domínio de territórios na Ásia.

Somado a isso, estava o sentimento de revanchismo alemão, que havia perdido a primeira grande guerra para os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e outros aliados em torno do Tratado de Versalhes, deixando para trás parte de seus territórios conquistados e incorrendo no que era visto pelos alemães como grande humilhação.

No mais, havia a crise político-econômica típica do período pós-guerra, intenso nacionalismo, disputas não resolvidas e antissemitismo (ódio aos judeus, vistos como um empecilho para o desenvolvimento da raça ariana pura).

Assim estava formado o panorama ideal para as tensões entre as nações que se envolveram na Segunda Guerra Mundial. Como o próprio primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill afirmou, tratava-se de uma “continuação da anterior”.

A ideia por trás dos países que a encabeçaram era conquistar a hegemonia mundial, por meio da força militar e superioridade econômica – e isso abrangia também a União Soviética, que não ficou de fora da disputa.

Ao lado dos Estados Unidos, embora em direções opostas, a URSS sairia da Segunda Guerra, anos mais tarde, como uma das maiores potências mundiais.

Atualizado em: 28/01/2019 na categoria: História

Quer receber as melhores curiosidades?