Por que a Ética é Importante?

A ética é importante e necessária na formação do cidadão e para as relações sociais porque nos ensina a refletirmos sobre nossas ações, se seguimos as regras e normas necessárias para o bom convívio em sociedade, se respeitamos o outro, se somos honestos, íntegros e justos, se fazemos aquilo que é correto mesmo quando ninguém está olhando.

A ética baseia-se na reflexão moral e social, pois ela é a base sobre a qual uma sociedade equilibrada está firmada.

O que Representa ser Ético?

Ser ético é sempre refletir sobre as próprias ações, se são norteadas pela moral, pela honestidade, integridade e pela justiça. Ser ético é saber conviver em sociedade, contribuindo, através das próprias ações, para a manutenção de seu equilíbrio e para o bem-estar coletivo.

Ser ético é ser compreensivo, prestativo, sincero, caridoso, tolerante. É tratar o outro como ele deve ser tratado: com respeito. É sempre pensar antes de agir e se perguntar: “isso é o correto a se fazer?”.

Por que se Fala Tanto em Ética Hoje no Brasil?

O Brasil passa por uma grande crise, não apenas política e econômica, mas também moral e ética.

Crise Ética na Política

A desigualdade crescente, a impunidade e a extinção de direitos dos cidadãos caminham ao lado do enriquecimento ilícito e das acusações criminosas contra políticos que deveriam trabalhar pelo povo e para povo, mas que cada vez mais se afundam na imoralidade e na criminalidade, tomando o que é do povo para si, sem se preocuparem se isso está afetando a população, a nação inteira.

É fácil perceber a extinção de valores morais que deveriam estar presentes na classe política, que hoje dá o maior exemplo de vazio ético do mundo. Não há mais integridade, dignidade, honestidade, confiança ou esperança.

Crise Ética na Sociedade

Mas não é só o quadro político o culpado pela crise ética. A sociedade também compactua cada vez mais com ações antiéticas. É comum vermos notícias de cidadãos fazendo justiça com as próprias mãos, é normal vermos criminosos livres, policiais matando inocentes.

Parece mesmo que a cultura brasileira favorece as ações imorais. O jeitinho brasileiro vai totalmente de encontro ao que é ser ético: furar uma fila aqui, falsificar uma carteirinha de estudante ali, sonegar impostos, burlar a fiscalização, etc. A sociedade brasileira está seriamente comprometida e não se sabe dizer se a crise moral e ética na política é apenas o reflexo disso.

E é por isso que se fala tanto em ética. Está faltando reflexão, questionamentos, participação popular, bom senso. Uma mudança de atitude geral é necessária. É inaceitável que o brasileiro continue passivo sobre as questões que o afetam diretamente, que continue achando tudo normal, como se não pudesse fazer nada para melhorar o país em que vive, a sociedade, suas relações e sua própria consciência como cidadão.

O que se Entende por Vazio Ético?

O vazio ético é a ausência de reflexão sobre as próprias ações e sobre as relações sociais. É não questionar aquilo que é injusto, desonesto. É ficar calado frente à impunidade, é não revoltar-se contra aquilo que fere a dignidade humana. 

O vazio ético é a mentira, é o não cumprimento das leis, é o individualismo. Está presente em uma sociedade que não se importa com o bem-estar do próximo, com o convívio em harmonia, porque tudo o que importa para cada um é apenas o que diz respeito a si mesmo.

O vazio ético conduz ao caos social total, onde o egoísmo está acima de todas as coisas. Ele torna as pessoas maquiavélicas, faz com que tudo seja permitido para se conquistar um objetivo, não importa quantas pessoas sejam passadas para trás.

A Quem a Falta de Ética mais Prejudica? Por que?

Os mais prejudicados pela falta de ética são aqueles que não estão no poder, os cidadãos comuns que são governados por pessoas antiéticas, que extinguem direitos, se apropriam do dinheiro público, desviam verbas destinadas ao cuidado e amparo do povo, aumentando ainda mais a pobreza e a desigualdade social, a injustiça, a repressão e a humilhação.

Por que a Ética é Importante para a Melhoria do Trabalho?

No ambiente do trabalho, a ética serve para criar um ambiente harmonioso, relações sadias e para garantir que todas as regras e normas sociais e da própria instituição sejam cumpridas.

No trabalho, ser ético versa sobre princípios fundamentais: é ser comprometido e confiável, honesto, justo, dedicado e tratar a todos com respeito, sejam os próprios colegas, sejam os clientes ou até mesmo a concorrência.