» » Por Que os Bebês Soluçam na Barriga?

Por Que os Bebês Soluçam na Barriga?

Os bebês soluçam na barriga porque o diafragma causa espasmos através de movimentos involuntários como uma forma de preparar o bebê para respirar sozinho quando nascer. O bebê começa a soluçar na barriga entre a 14ª e a 20ª semana de gestação.

O diafragma é o músculo envolvido no processo de respiração que, quando se contrai e relaxa ritmadamente, causa o soluço.

É totalmente normal o bebê soluçar no útero, lá dentro da barriga da mãe. Esse é um acontecimento saudável, próprio do desenvolvimento fetal e que pode ser esperado por todas as gestantes.

No entanto, o bebê também pode soluçar na barriga quando engole um pouco de líquido amniótico e, como o estômago é ainda imaturo, os soluços são provocados.

Leia também:

Por Que a Barriga Fica Dura na Gravidez?

O que Fazer Quando o Bebê Está com Soluço na Barriga?

A mamãe que está com o seu bebê soluçando dentro da barriga não precisa – e nem pode, fazer nada para o soluço passar. Basta relaxar e ficar tranquila, já que os soluços não são prejudiciais e passam por si só!

Por Que os Bebês Soluçam?

Os bebês soluçam porque também apresentam, assim como crianças e adultos, a movimentação involuntária do diafragma que causa a entrada de ar nos pulmões de maneiro rápida, fazendo surgir o barulho característico do soluço.

O soluço nos bebês pode surgir porque o seu organismo ainda é imaturo e está em fase de adaptação ao ambiente externo ao útero, por causa do frio, porque estão com fome ou com a barriguinha mais cheia.

Na maioria das vezes, os soluços não os incomodam, apesar de nos deixarem aflitos. Basta satisfazer todas as necessidades do bebê, como manter ele quentinho e bem alimentado, esperar ele arrotar após mamar e esperar que o soluço passe com paciência, sem ficar balançando o bebê de um lado para o outro, o que pode piorar a situação.

No entanto, se os soluços são frequentes e não deixam o bebê dormir ou mamar, eles podem ser sinal de refluxo. Nesse caso, é indispensável levá-lo no pediatra.

 

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Grávidas

Quer receber as melhores curiosidades?