» » Por Que a Barriga Incha?

Por Que a Barriga Incha?

A barriga incha porque os gases se acumulam no estômago e intestino, deixando a barriga dura e estufada. No entanto, outras condições podem causar o inchaço abdominal, como gravidez, menstruação, prisão de ventre, ganho de peso e até tumores na região.

Há pessoas que, devido à genética, tendem a produzir e acumular mais gases no organismo do que outras e sofrem com inchaço e rigidez abdominal, dor e barulhos constantes na barriga. Além disso, a liberação de gases por essas pessoas é maior.

Uma intensa produção de gases pode estar ligada à ingestão excessiva de carboidratos complexos, como feijão, batata doce, arroz, macarrão, farinhas e grãos integrais, soja e trigo, além de outros alimentos que, naturalmente, induzem a formação de gases, como cebola, repolho, pães, lentilha e brócolis.

O excesso de gases que deixa a barriga inchada também pode ser causado por doenças gastrintestinais, como a síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten, à lactose, à frutose ou ao sorbitol. Nesses casos, outros sintomas podem estar presentes, como diarreia e náuseas.

É fundamental procurar um médico (clínico geral ou gastroenterologista) se você sente sua barriga constantemente dura, inchada e dolorida, acompanhada ou não de outros sintomas desconfortáveis.

Veja Também:

Por Que a Barriga Ronca?

Por Que a Barriga Fica Estufada Após as Refeições?

A barriga fica estufada após as refeições porque a pessoa pode ter ingerido alimentos pesados, com muita gordura, por exemplo, porque comeu mais que o necessário ou está com indigestão – dificuldade para digerir os alimentos, que ficam no estômago por mais tempo e causam, consequentemente, a sensação de peso, desconforto abdominal, enjoos e mal-estar.

A indigestão pode ser algo pontual – acontecer de vez em quando, ou crônica (quase sempre ou sempre está presente). Nesse último caso, a origem do problema deve ser investigado e tratado pelo médico (clínico geral ou gastroenterologista).

Por Que Sentimos Barriga Inchada e Dor nas Costas?

Sentimos barriga inchada e dor nas costas porque os gases estão presentes em ambos os locais, causando dores intensas. Esses gases, por sua vez, podem estar sendo produzidos em excesso por doenças do sistema gastrintestinal, como a síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten ou à lactose, por exemplo.

Barriga Inchada Pode ser Gravidez?

Sim, barriga inchada pode ser sinal de gravidez, sobretudo se o inchaço é abaixo do umbigo. Por volta das 8 semanas de gestação (2 meses de gravidez), um leve inchaço na barriga já pode ser sentido abaixo do umbigo. Isso acontece porque o útero está crescendo para acomodar o bebê.

Menstruação Causa Barriga Inchada?

A barriga inchada pode ser causada pela menstruação. O inchaço é um sintoma da TPM – Tensão Pré-Menstrual, que pode persistir durante a menstruação.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?