» » Qual Foi o Motivo da Primeira Guerra Mundial?

Qual Foi o Motivo da Primeira Guerra Mundial?

O motivo inicial da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o atentado de Sarajevo, sofrido pelo arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro da coroa austríaca. Na ocasião, o nobre e sua esposa foram assassinados a tiros, na capital da Bósnia. O autor do ataque foi um estudante nacionalista sérvio.

Como a Sérvia não atendeu aos pedidos da Áustria, este país, aliado à Alemanha, declarou o início da primeira guerra do novo século. Do outro lado do front, estavam a Sérvia e a Tríplice Entente, formada por Rússia, França e Inglaterra.

Razões para a Primeira Guerra

Entre as motivações para o conflito armado de grandes proporções estão:

  • Imperialismo;
  • Partilha da África;
  • Disputas prévias mal resolvidas;
  • Sistema de alianças complexo;
  • Governos não-unificados;
  • Ruídos nas comunicações diplomáticas;
  • Corrida armamentista;
  • Movimentos ultranacionalistas.

Entenda o contexto da Primeira Guerra!

Apesar de as potências mundiais estarem em relativa paz desde 1871, ao final da guerra franco-prussiana, todas vinham investindo em poderio bélico, para superar umas às outras em armamentos.

Junto a isso, havia muita rivalidade entre França e Alemanha (como resquícios da guerra do século anterior), por conta da corrida colonialista por territórios na África e na Ásia.





Antes mesmo de a guerra começar, os países já haviam formado alianças militares, para o caso de precisarem entrar em confronto. Fazendo frente à Tríplice Entente, estava a Tríplice Aliança, constituída por Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro.

No entanto, a Itália permaneceu em condição de neutralidade na primeira guerra até o ano de 1915, quando passou para o lado oposto da disputa, colaborando com os países da Tríplice Entente. A mudança se deu porque os italianos não receberam parte dos territórios fronteiriços da Áustria, como havia sido prometido pelos antigos aliados.

Ao fim do conflito, o saldo dos tratados não foi a conquista da paz, mas um acirramento das tensões entre as potências. Isso, entre outros fatores, acabou por desencadear uma nova guerra, ainda mais devastadora, décadas mais tarde.





Atualizado em: 28/01/2019 na categoria: História