» » Por que os homens têm pomo-de-adão?

Por que os homens têm pomo-de-adão?

O pomo-de-adão é, na verdade, o resultado da junção da cartilagem da tireoide com a laringe. O formato que conseguimos ver por fora é a ponta da frente da cartilagem da tireoide, que tem como função proteger a região. Essa estrutura é mais perceptível nos homens porque eles possuem a cartilagem mais pontuda, com um ângulo mais agudo, enquanto a das mulheres é mais arredondada.Os homens possuem pomo-de-adão por uma questão hormonal, pois é principalmente a testosterona que determina o crescimento agudo da cartilagem da tireoide. E como o hormônio em questão está em quantidade muito maior nos homens, consequentemente, há um maior crescimento da cartilagem, que fica visível.

O tamanho do pomo-de-adão também vai depender do tipo físico da pessoa. Em homens com pescoços mais compridos, a saliência tende a aparecer mais do que naqueles com o pescoço menor. Mas as mulheres também possuem essa estrutura, bem menos desenvolvida, é claro.

Mas por que esse nome?

Porque, segundo diz a lenda, os homens têm essa elevação porque Adão se engasgou com a maçã – o fruto proibido – quando foi mordê-la! E então, qual será a justificativa correta?!

Pomo de Adão – Como Diminuir

Para reduzir o pomo de Adão é preciso uma intervenção cirúrgica, onde é realizada uma raspagem através de uma incisão de apenas 2 cm no pescoço.

Atualizado em: 12/05/2017 na categoria: Corpo Humano