» » Por Que os Cabelos Ficam Brancos?

Por Que os Cabelos Ficam Brancos?

Os cabelos ficam brancos porque a produção de melanina, que é responsável por dar pigmento à pele e aos cabelos, diminui. Os cabelos começam a ficam brancos geralmente depois dos 30 anos nos homens e depois 35 anos nas mulheres caucasianas. Os orientais apresentam cabelos brancos geralmente entre 45 e 55 anos, já os negros, em torno dos 55 anos, idades em que ocorrem a diminuição natural da melanina.

O branqueamento dos cabelos não é um processo rápido, vai acontecendo aos poucos e só atinge todos os fios com o passar dos anos. O surgimento dos fios brancos também pode estar ligado ao estresse, à poluição e a uma alimentação desequilibrada, além de:

  • Exposição em excesso à radiação solar, pois ela compromete a produção da melanina porque provoca o surgimento de radicais livres;
  • Algumas doenças como: tireoidites (tireoide inflamada) e anemia perniciosa.

A melanina é um hormônio produzido pelos melanócitos, células especializadas para essa função. A capacidade de produção de melanina é determinada geneticamente e é por isso que algumas pessoas tendem a ter cabelos brancos mais tarde do que outras.

Logo no início da vida, quando o nosso cabelo está começando a crescer, há tirosinase de sobra, a enzima cuja atividade garante a produção da melanina, mas essa atividade diminui com os anos.

Muitas pessoas se sentem incomodadas e querem esconder os fios brancos que vão surgindo, por isso hoje em dia existem no mercado, além de tintas, shampoo para cobrir cabelo branco, hena, tonalizantes e até mesmo spray para cobrir cabelo branco.

Por que os cabelos ficam brancos em pessoas jovens?

Os cabelos ficam brancos em pessoas jovens, uma condição conhecida clinicamente como canície, porque existe uma predisposição genética para tal. Uma pessoa que tem uma família que fica com cabelos brancos muito cedo, muito provavelmente também terá seus fios brancos aparentes mais cedo do que o comum.

O aparecimento de cabelos brancos em jovens pode estar ligado a uma alteração do gene IRF4, cuja função é regular a produção de melanina. Devido à alteração desse gene, a atividade da enzima tirosinase diminui e causa o envelhecimento dos melanócitos, as células responsáveis por produzirem a melanina, que possui dois tipos: eumelanina (cabelos castanhos e pretos), e feomelanina (cabelos castanho-avermelhados e loiros).

Alguns estudiosos também sugerem que o estresse e a má alimentação causam o aparecimento dos cabelos brancos precocemente, mas não existem comprovações científicas. O que se sabe é que tanto o estresse quanto a alimentação desregulada provocam um envelhecimento mais cedo das células do corpo em geral, que pode fazer com que o cabelo branqueie mais cedo do que deveria.

Hipóteses como exposição excessiva ao sol, alterações da tireoide, fumar e outras também não são confirmadas, portanto, o principal motivo comprovado que causa o aparecimento dos fios brancos mais cedo é a questão hereditária.

Atualizado em: 12/06/2018 na categoria: Cabelo