» » Por Que Temos Pintas na Pele?

Por Que Temos Pintas na Pele?

Nós temos pintinhas porque os melanócitos, que são células responsáveis pela produção da melanina, o pigmento responsável pela cor dos olhos, da pele e dos cabelos, acabam se concentrando de forma indevida em alguns lugares, o que ocasiona as manchinhas, que podem ser pretas, marrons ou rosadas.Quando essas concentrações ocorrem em áreas mais profundas da pele, as manchas podem adquirir cor azulada, mas geralmente são pretas ou marrons.

As pintas podem vir do nascimento, durante o crescimento, na fase adulta ou gravidez, e fatores como o uso de anticoncepcionais e a exposição ao sol podem facilitar seu surgimento. Algumas pessoas até acham que elas são um charme a mais na aparência, a depender do tamanho e do local!

As pintinhas são chamadas cientificamente de nevos, que são pequenos tumores benignos. Geralmente, as pintas são inofensivas, mas se chegarem a doer, coçar, sangrar, aumentar de tamanho ou mudar de cor, pode ser sinal de um câncer de pele, também chamado de melanoma, e deve ser tratado com urgência.

Atualizado em: 06/06/2017 na categoria: Corpo Humano