» » Por que o Pelo Encrava?

Por que o Pelo Encrava?

Com a depilação ou processo de remoção com lâmina, os pelos podem crescer curvados, penetrando novamente na pele. É esta a principal razão para a inflamação, que gera bolinhas ou bolhas de pus, além de dor e um aspecto desagradável.O pelo encravado pode ocorrer igualmente homens e mulheres, independentemente da faixa etária.

O problema é mais comum nas axilas e virilha e não reflete nada mais do que uma dificuldade que o fio tem em atravessar a pele. Sem sucesso, ele continua a crescer por baixo da pele.

Para que servem os pelos?

Os pelos fazem parte de um mecanismo de proteção da pele contra agressões do ambiente. É uma forma de avisar quando algo encosta na pele, além de se constituir em uma maneira de controlar a temperatura do corpo.

Surgimento da foliculite

Não raramente, o pelo encravado pode estar associado a um processo de foliculite, que nada mais é do que uma reação inflamatória para se livrar desse corpo estranho (o pelo sob a derme). Suas principais características são o surgimento de lesões avermelhadas, similares a espinhas, que podem coçar e doer.

Dicas para evitar o pelo encravado

Siga as recomendações abaixo, para não sofrer com esse quadro:

  • Evite o uso de roupas muito justas;
  • Esfolie e hidrate bem a pele antes da remoção dos pelos;
  • Se possível, fuja de depilação com cera, creme depilatório ou lâmina. O mais indicado é o tratamento a laser, que remove os pelos pela raiz;
  • Ao optar pela lâmina, não se esqueça da espuma de barbear ou outro material que facilite seu deslizamento sobre a pele;
  • Para fechar os poros, lave a pele sempre com água fria.

Como cuidar de pelo encravado?

Para amenizar a situação, pode ser necessário fazer esfoliação, usar hidratantes com compostos antibióticos e calmantes e recorrer a alternativas como a depilação a laser ou com luz intensa pulsada. Para mais informações, procure um dermatologista.

Atualizado em: 03/01/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?