» » Por Que Não Pode Comer Carne na Sexta-feira Santa?

Por Que Não Pode Comer Carne na Sexta-feira Santa?

Não se come carne na sexta-feira santa como forma de sacrifício pelos cristãos em dominar seus instintos e desejos por meio da persistência e fé. Não comer carne na semana santa também é uma forma de agradecimento a Jesus por ter dado a vida pela remissão dos pecados de todo o mundo.

Por que os católicos não comem carne na semana santa?

Não comer carne na semana santa está relacionado a ideia do jejum e abdicar-se de comidas como a carne, tão presente no cardápio brasileiro, faz com que o fiel creia mais em sua fé e capacidade em reprimir o desejo carnal e pelas coisas mundanas.

Há uma frase de Santo Tomás de Aquino que demonstra a importância que a abdicação de carne e jejum já teve entre as pessoas. “O jejum foi estabelecido pela Igreja para reprimir as concupiscências da carne, cujo objeto são os prazeres sensíveis da mesa e das relações sexuais.”

Não comer carne na semana santa já foi uma prática religiosa mais fervorosa e disseminada entre os fiéis. Atualmente as pessoas escolhem quais os itens que irão entrar em seu jejum e que irão abdicar durante a quaresma e fazem o consumo normal de carne. Deve ser uma escolha de seu coração e que promova uma mudança em sua vida.

Leia também:

Por Que Rezar o Terço?

Quaresma e Páscoa

A páscoa é a festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus. Antes dela, há toda uma preparação dos fiéis, principalmente os católicos, que inicia-se na quarta-feira de cinzas após o carnaval. Neste período, muitos abdicam-se de carnes especialmente em um dia.

Após o carnaval realiza-se a quarta-feira de cinzas, que dá início ao período de quaresma, que serão quarenta dias antes da páscoa que os fiéis são instigados a abdicar de algum alimento ou hábito para promover a reflexão sobre sua essência.

Na última semana deste período, denominada semana santa, celebra-se a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A festa tem início no domingo de ramos, que relembra a entrada de Jesus em Nazaré e finaliza com o domingo de páscoa.

Quando não pode comer carne na semana santa?

Escolher quando não comer carne na semana santa deve ser uma decisão do próprio cristão, porém indica-se que seja realizado na quarta e especialmente na sexta-feira santa. Aliás, na sexta-feira santa é dia de jejum, momento em que você deve alimentar-se apenas com o necessário, sem exageros e extravagâncias.

Durante todo o período da quaresma também é indicado que o cristão fique sem comer carne durante as quartas e sextas-feiras. Vale lembrar que muitos deixam apenas a carne vermelha, alimentando-se ainda com o peixe.

Evangélico pode comer carne na semana santa?

Na verdade, todas as pessoas, inclusive evangélicos, podem comer carne na semana santa. A escolha e iniciativa do jejum e abdicação de carne deve partir do próprio cristão. Porém, em geral, os evangélicos fazem o consumo de carne normalmente, visto que a prática é mais disseminada na religião católica.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Religião