Por Que Morremos? Por Que as Pessoas Morrem?

As pessoas morrem porque o corpo carnal é perecível, frágil, descartável e tem que ser devolvido à natureza. Morremos porque a velhice faz com que as células do corpo deixem de funcionar como antes, porque doenças, acidentes, quedas ou ferimentos por armas afetam órgãos e atividades celulares vitais.

Quando a morte acontece de maneira natural, pela velhice, ela é fácil de ser explicada. Ao passo que envelhecemos, vamos perdendo a capacidade de adaptação do nosso organismo, ou seja, a multiplicação e respiração de nossas células vai desacelerando progressivamente, o que resulta na perda da reposição celular, que afeta a sobrevivência dos tecidos e órgãos.

É a partir dos 80 anos de idade que a senescência celular intensifica-se, que é a perda da capacidade de divisão normal das células. Mas em qualquer idade uma pessoa pode apresentar uma doença em seu organismo que afeta órgãos e atividades celulares vitais, o que acaba levando à morte.

O óbito pode ocorrer, ainda, em virtude de uma causa externa, como acidentes de trânsito, quedas, homicídios, suicídios, catástrofes ou outras ocorrências semelhantes.

Por Que as Pessoas Morrem de Olhos Abertos?




Algumas pessoas morrem de olhos abertos porque sofrem uma morte súbita, ou seja, uma morte muito rápida e repentina, sem apresentar nenhum sintoma anterior, ou porque simplesmente estavam com os olhos abertos na hora em que morreram ou porque sofreram um trauma muito grande, como um infarto fulminante ou acidente automobilístico.

Se os olhos de uma pessoa que morreu não forem fechados em algumas horas, a rigidez muscular característica da morte pode dificultar esse processo algum tempo depois.

O que Ocorre com o Corpo quando Morremos?

Assim que morremos, a decomposição do corpo começa, iniciando pela autólise ou autodigestão. Quando as células deixam de receber oxigênio ficam mais ácidas devido às substâncias tóxicas liberadas pelas reações químicas. As enzimas, então, começam a digerir as membranas das células e elas começam a se romper.

A pele começa a ficar descolorida porque ocorre o vazamento de glóbulos brancos danificados por vasos sanguíneos que se rompem. Influenciados pela gravidade, esses glóbulos brancos vão em direção aos capilares, vasos presentes mais na superfície da pele, e lá se instalam.

A temperatura do corpo vai caindo porque não há mais circulação sanguínea e então o corpo atinge o rigor mortis — quando o cadáver fica rígido, já que as células musculares não possuem mais energia para garantirem a contração e o relaxamento muscular em conjunto.

Segundo o Espiritismo, Por Que as Pessoas Morrem?

Segundo o Espiritismo, as pessoas morrem porque precisam voltar ao mundo espiritual, que é o verdadeiro lado da vida: essa é a ordem natural das coisas.

Ao morrermos, deixamos nosso corpo físico que serviu de morada ao nosso espírito para passar por expiações e provas e evoluir em meio à matéria e todas as suas tentações, e então retornamos ao nosso lar espiritual no tempo mais ou menos pré-determinado.

Existe o umbral, local de sofrimento situado em volta da Terra, criado pelas próprias ondas mentais dos espíritos ruins que ficam sofrendo as consequências dos seus próprios atos errôneos até estarem aptos a receber ajuda, e há também as colônias espirituais que recebem os espíritos de acordo com o seu grau de evolução íntima.

Quanto mais evoluído for um espírito, melhor o seu lugar na pátria espiritual e maior é a sua felicidade. O encontro com Deus só acontece quando ele se depura totalmente de suas imperfeições, tornando-se um espírito perfeito através de incontáveis reencarnações sobre a Terra ou outros planetas e de sua evolução obtida também no mundo espiritual.

Segundo a Bíblia, O Que Acontece Quando Morremos?

Segundo a Bíblia, após a morte as pessoas ficam adormecidas esperando o dia do julgamento final, durante o Apocalipse, quando Jesus retornará à Terra. No julgamento final, todos renascerão de seus túmulos e serão julgados e mandados ou ao céu, para viver em felicidade eterna em meio aos anjos e com Deus, ou ao inferno, onde arderá em um lago de fogo sofrendo por toda a eternidade.


Veja Também:

Por Que Jesus Morreu?

Por Que Tiradentes Morreu?