» » Por que as unhas crescem?

Por que as unhas crescem?

As nossas unhas são constituídas por uma proteína chamada de queratina, proteína essa que é produzida por células localizadas debaixo da pele das unhas, chamadas matriz,quando essas células são jovens, produzem bastante queratina, mas quando envelhecem e morrem, são empurradas pelas células mais jovens junto com a queratina para fora da pele, constituindo as unhas.

Como células nascem e morrem constantemente, as células jovens estão sempre empurrando células velhas junto com queratina, fazendo com que as unhas cresçam. Dessa forma, as unhas nunca param de crescer, principalmente as das mãos, que crescem com mais rápido do que as dos pés.

Isso acontece por que a irrigação sanguínea nas mãos é maior, e como as células precisam de sangue para se desenvolver, as das mãos se desenvolvem mais rápido, proporcionando um maior crescimento das unhas. Algumas coisas interessantes sobre as nossas unhas é que, como elas são formadas por células mortas e queratina, nós não sentimos dor quando são cortadas, além disso, aquelas manchas brancas que aparecem nelas são sinal de problemas como anemia, alergia a determinados produtos e outros.

Atualizado em: 18/05/2018 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?