Por que as Plantas são Seres Vivos?

As plantas são seres vivos porque participam de todo o ciclo da vida: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Outras características dos seres vivos incluem a presença de células (com exceção dos vírus), a capacidade de reagir a estímulos, como luz e temperatura, e a capacidade de evolução.

Mas do que uma planta precisa para se desenvolver?

Para crescerem e se desenvolverem, as plantas necessitam de luz solar e dióxido de carbono retirado do ar pelas folhas para a realização da fotossíntese, além de água e sais minerais que são absorvidos do solo por suas raízes.

Os 4 minerais principais ao desenvolvimento de uma planta são os nitratos, fosfatos, potássio e magnésio. Ar e calor também são fundamentais ao crescimento da planta.

A água deve ser suficiente para chegar até à raiz e não as deixar nem seca e nem molhada demais, pois nos dois casos há prejuízo.

De acordo com o tipo de planta, ela irá reagir de maneira diferente ao calor, pois algumas suportam mais o frio, enquanto outras são resistentes à exposição direta à luz do sol e outras preferem temperaturas mais amenas e podem ser cultivadas no interior de uma residência, por exemplo.

Quais são as partes de uma planta?




Uma planta é composta por raízes, caule, folhas, flores e frutos, mas nem todas possuem flores e frutos.

As raízes da planta são responsáveis pela fixação da mesma no solo. O caule é responsável pela sua sustentação. As folhas realizam a fotossíntese, enquanto as flores, presentes apenas nas plantas do tipo angiospermas, são responsáveis pela reprodução e produção das sementes.

Os frutos surgem a partir de um ovário desenvolvido após a fecundação. Quando a planta possui frutos, as sementes ficam armazenadas em seu interior.

Plantas que florescem: Quais são as suas funções?

Apenas as plantas angiospermas possuem flores. Ao contrário do que se pensa, as flores não existem apenas para servir de decoração ou deixar a natureza mais colorida. São as flores as responsáveis pela reprodução das plantas, pela produção das sementes através da reprodução sexuada.

Todas as plantas crescem com raízes fixas no solo?

Nem todas as plantas têm suas raízes fixas no solo. Há plantas aquáticas flutuantes que desenvolvem raízes suspensas na água e vivem em sua superfície e também plantas aéreas ou epífitas, como as orquídeas, fetos e samambaias, que desenvolvem raízes superficiais.

As plantas epífitas podem viver em troncos de árvores, por exemplo, sem relação de parasitismo.