» » Por que as Bromélias são Importantes para a Natureza?

Por que as Bromélias são Importantes para a Natureza?

As bromélias são importantes para a natureza porque acumulam água em suas folhas e servem de habitat a insetos e micro-organismos. As bromélias são importantes, também, por serem fontes de água para diversos animais, incluindo o mico-leão dourado. Sendo assim, as bromélias contribuem para o equilíbrio ecológico e preservam a vida na natureza.

Bromélias – O que são? Qual o seu habitat e suas características?

Bromélias são plantas típicas de regiões tropicais e subtropicais das Américas. São plantas hospedeiras (não parasitas!) cujo habitat são troncos de árvores, embora possuam grande capacidade de adaptação: podem ser terrestres ou nascer entre pedras.

Suas folhas são sobrepostas e elas dão flores selvagens e coloridas. Elas são muito utilizadas como plantas ornamentais. Algumas podem ser plantadas em vasos. São muito resistentes e podem ficar tranquilamente no interior da casa.

Ao contrário do que se pensa, a bromélia não atrai o mosquito da dengue, pois a água que reserva serve de habitat para diversos micro-organismos que tornam inviável o desenvolvimento das larvas do mosquito.

Espécies de Bromélias

A bromélia possui 56 gêneros e por volta de 3000 espécies: mais de 1500 existem no Brasil. Um tipo de bromélia muito conhecido é o abacaxi!

As principais espécies de bromélias são:

  • Nidalurium: nativa do Brasil. Seu nome vem do latim e significa pequeno ninho;
  • Puya: nativas da Bolívia e Argentina. Chegam a atingir até 6 metros na natureza e 2 metros quando utilizadas para fins ornamentais. São as que mais se diferenciam de todos os outros tipos de bromélias;
  • Quesnelia: possuem folhas mais espinhentas e são pouco utilizadas para decoração;
  • Tillandsia: são bromélias aéreas que habitam, em sua maioria, troncos de árvores. Dentre todos os tipos de bromélias, são as que mais se adaptam em qualquer ambiente, pois não necessitam de solo para sobreviver;
  • Vriesea: não possuem espinhos e podem sobreviver tanto no ar quanto no solo. São muito utilizadas como plantas ornamentais.

A bromélia é um ecossistema?

A bromélia pode ser considerada um ecossistema. A sua estrutura e a grande armazenação de água pela planta são condições ideais para abrigar micro-organismos que conseguem sobreviver graças a presença da própria água, sais minerais, oxigênio e a luminosidade do ambiente.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Natureza

Quer receber as melhores curiosidades?