Por Que as Mulheres são Mais Sensíveis? – Mulher Sensível

Mulheres são mais sensíveis porque conseguem utilizar igualmente os dois lados do cérebro, a razão e a emoção. O lado direito do cérebro relativo às emoções, às memórias afetivas e aos rostos conhecidos nas mulheres é bem mais desenvolvido do que nos homens.

Além disso, a tristeza na mulher também é mais intensa, já que nesses casos uma porção cerebral oito vezes maior que a dos homens é ativada. É por isso que as mulheres são mais propensas à depressão. Os homens concentram suas atividades cerebrais do lado esquerdo, ligado à razão e ao raciocínio lógico.

A sensibilidade emocional das mulheres é bem mais presenciada do que a dos homens. É fato que nós choramos e nos lamentamos com mais frequência, mas isso está muito mais ligado aos padrões culturais impostos pela sociedade do que com as questões hormonais, como todos imaginam.

A mulher também demonstra ser mais sensível porque toda a sua formação, estímulos e ensinamentos são voltados para que ela seja assim.

Apesar do feminismo, a ideia da mulher perfeita e delicada ainda existe na sociedade atual. É o velho clichê de que os homens devem ser corajosos e insensíveis e as mulheres devem ser vulneráveis. Mas isso está mudando com a nova geração.

Por que as mulheres ficam mais sensíveis na TPM?




É fato que para algumas mulheres a sensibilidade emocional aflora na TPM. Isso acontece principalmente por causa do aumento do hormônio progesterona no período que antecede a menstruação e de todas as outras variações hormonais.

Essas mudanças de humor incluem mais nervoso, tristeza, depressão, chorar sem motivo, perda ou aumento do desejo sexual.

As cólicas antes e durante a menstruação também contribuem para que a mulher fique ainda mais sensível nesse período. E há todo um clichê por trás disso que faz todos que possuem namorada temerem a TPM por terem que lidar com todas essas alterações de humor!

Pesquisa afirma que os homens são mais sensíveis que as mulheres

De acordo com uma pesquisa realizada pela UNESP, na cidade de Santa Marília, constatou-se, na verdade, que os homens são mais sensíveis emocionalmente do que as mulheres.

O estudo foi realizado com base em músicas, onde os batimentos cardíacos de homens e mulheres eram medidos a cada música tocada e o resultado foi surpreendente: os homens tiveram reações muito mais intensas do que as mulheres!

Na verdade, não é que nós, mulheres, sejamos mais sensíveis, apenas sabemos lidar melhor com os sentimentos e emoções e nos expressamos com mais facilidade.

Homens reagem mais a determinados estímulos, mas não demonstram, muitas vezes, por pressão da sociedade, enquanto as mulheres se sentem mais à vontade para mostrar o que sentem porque são menos criticadas.


Leia também:

Por Que as Mulheres Menstruam?

Por Que Sentimos Cólicas Menstruais?

Por Que se Comemora o Dia da Mulher?