Por que algumas pessoas têm mau hálito?

O enxofre produzido pelas bactérias é, na grande maioria, das vezes, o causador do mau hálito. Se não escovamos os dentes diariamente e não passamos fio dental para nos livrarmos dos alimentos que ficam presos entre eles e também no fundo da língua, isso acaba atraindo bactérias que liberam o enxofre e outras substâncias que causam o mau hálito.Quando o mau hálito é causado por problemas como cáries e tártaro (placa bacteriana que endurece nos dentes), é necessário visitar o dentista para que ele trate do problema ou mesmo usar alguns remédios caseiros para tentar resolvê-los.

http://comotratar.com.br/tartaro/

Além disso, o mau hálito também pode ser causado pela gengivite (inflamação da gengiva), ingestão de certos medicamentos e alimentos com odores fortes, como o alho e a cebola.

http://comotratar.com.br/gengivite/

O estresse também pode causar mau hálito, já que diminui a salivação, que tem como função proteger a boca, deixando-a mais suscetível à ação das bactérias.A fome é outra causadora do problema. Quando passamos mais de 4 horas sem nos alimentarmos, as taxas de glicose (açúcar) no sangue caem, e então, ao invés de queimá-la para obter energia, o organismo queima ácido graxo, que tem mau cheiro e pode ser sentido quando falamos e respiramos pela boca.

O refluxo gastroesofágico, desequilíbrio da trimetilamina, insuficiências renal e hepática e diabetes também podem provocar mau hálito, assim como as alterações hormonais na gravidez.

Tratamentos Caseiros

  • Higiene

Escove bem a língua e as bochechas 3 vezes ao dia, pois a maioria das bactérias causadoras do mau hálito estão nesses locais. É importante remover toda a nata branca formada na língua.

  • Chá de Cravo da Índia

O cravo da índia é um ótimo antisséptico e o seu chá serve como um enxaguante bucal eficiente.

  • Evitar Ficar em Jejum por Muito Tempo

Como já foi explicado, passar muito tempo sem comer faz com que o organismo queime ácidos graxos, que acabam liberando mau cheiro e causando o mau hálito.

  • Água

Beber muita água ajuda a limpar a boca, removendo possíveis restos de alimentos e dificultando a proliferação de bactérias.

  • Maçã

A maçã ajuda a limpar os dentes, além de eliminar várias bactérias da boca, refrescando o hálito.

  • Polpa de fruta congelada

Bata as frutas no liquidificador e congele em cubinhos, chupando-os como se fossem balas durante o dia. Isso ajuda a diminuir bastante o problema, pois além de refrescar o hálito, limpa os dentes e diminui as bactérias da boca.

  • Bochechos com Própolis 

Pingue 15 gotas de própolis em 1 copo de água e bocheche sempre que sentir que estiver com mau hálito. O própolis é um ótimo antisséptico bucal.