» » Por que a Boca fica Seca?

Por que a Boca fica Seca?

A boca seca (chamada cientificamente de xerostomia) acontece pela baixa produção de saliva na boca. Pode estar ligada a deficiências nutricionais, doenças autoimunes, uso de medicamentos, problemas na tireoide, alterações hormonais, problemas respiratórios e hábitos de vida. Quadros de ansiedade e estresse também podem vir acompanhados desse indesejado sintoma.

O que causa boca seca?

Costuma ser mais comum entre mulheres idosas e, geralmente, esse problema está associado ao uso de medicamentos, como analgésicos, diuréticos e remédios para pressão alta; doenças, como diabetes, Parkinson e Aids; condições como tabagismo e menopausa; ou em decorrência da realização de radioterapia.

Como perceber a boca seca?

Esse sintoma vem acompanhado de secura e sensação pegajosa na boca e na garganta, mau hálito, gosto metálico no paladar, queimação na língua, feridas na boca e dificuldade no processo de mastigação. Algumas pessoas podem ainda ter problemas ao falar.

Importância da saliva

A saliva tem papel fundamental na proteção oral contra fungos, vírus e bactérias que provocam a formação de cáries, doenças gengivais e o mau hálito. Além disso, a saliva ajuda a umidificar a boca, auxiliando na quebra do bolo alimentar.

Como tratar a boca seca?

Para reverter esse quadro, é importante aumentar a ingestão de líquidos e procurar orientação médica, para verificar a medicação mais indicada. Chicletes sem açúcar também estimulam a salivação.

Se, junto com a boca seca, seus lábios ficarem desidratados, evite passar a língua sobre eles. Ao contrário do esperado, o efeito é o aumento da desidratação. A melhor saída, então, é usar hidratantes labiais, como a manteiga de cacau.

Procure também evitar fumar, beber café e refrigerantes e comer alimentos condimentados.

Atualizado em: 05/02/2019 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?