» » Por que salivamos?

Por que salivamos?

Todos nós salivamos, sem falar nos bebês que se babam todos, mas por que fazemos isso? A saliva é em grande maioria composta de água, que serve para lubrificar as cordas vocais, facilitando a fala, além de umedecer o interior da boca, evitando diversos problemas.

A saliva ajuda a prevenir as cáries, além de conter enzimas digestivas chamadas de amilase,  que ajudam a quebrar moléculas de amido. Oura coisa interessante sobre a saliva é que ela serve de aviso para quando estamos desidratados, pois quando temos a sensação de boca seca, é um sinal de desidratação.

Nós salivamos porque nosso corpo precisa da saliva, tanto para prevenir doenças na boca, ajudar na digestão de alimentos, umedecendo-os, quanto para lubrificar a boca e as cordas vocais.

O que é Saliva?

A saliva é de suma importância, pois sem ela, a digestão se tornaria muito mais difícil, já que os alimentos teriam de descer secos pelo esôfago, podendo causar ferimentos, sem falar no amido, que se tornaria muito mais difícil de ser digerido, devido à presença da amilase salivar, que ajuda na sua digestão. Outro fato interessante é que, um corpo bem hidratado produz cerca de 1,5 litro de saliva por dia.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Corpo Humano

Quer receber as melhores curiosidades?