» » Por que o nariz sangra?

Por que o nariz sangra?

O sangramento do nariz, ou epistaxe, na definição médica, acontece quando os vasos sanguíneos frágeis das mucosas que revestem as partes internas do nariz rompem, provocando o vazamento do sangue.

O sangramento pode ocorrer de forma anterior, quando envolve a parte frontal do septo nasal, ou pode ocorrer de forma posterior, quando acontece na parte posterior de nossas fossas nasais.Apesar de quase todas as hemorragias não serem estimuladas por motivos graves, recomenda-se que todo paciente procure a orientação de um médico  otorrinolaringologista para que seja feito um diagnóstico mais preciso que dê segurança ao paciente.

Ao contrário do que acredita a sabedoria popular, não é indicado que pessoas com sangramento no nariz inclinem suas cabeças para trás, pois essas postura pode desviar o sangue para órgãos como os pulmões, o que poderia causar sérios problemas.

Para cessar o sangramento, o mais recomendável é inclinar a cabeça para frente e tampar as narinas com algodão ou gaze.

Possíveis Causas do Sangramento no Nariz

As causas que podem desencadear um sangramento de nariz podem ser:

  • Ar seco;
  • Resfriados, gripes e sinusites;
  • Traumatismos com o dedo;
  • Pancadas;
  • Medicamentos;
  • Hemofilia (o processo de coagulação do sangue não funciona como deveria);
  • Substâncias químicas;
  • Pressão arterial sistêmica;
  • Tumores;
  • Ruptura da artéria etmoidal (ramo da artéria oftálmica);
  • Papiloma invertido (tumor raro e benigno que atinge a mucosa do nariz);
  • Cânceres.

Sangramento Nasal na Gravidez

O sangramento nasal na gravidez, apesar de inoportuno, é normal, pois o fluxo sanguíneo aumenta muito, sobrecarregando alguns vasos, como os do nariz que, por serem finos, acabam se rompendo e causando o sangramento.

Se esses sangramentos ocorrem com muita frequência procure um médico.

Sangramento Nasal em Idosos

Os idosos são os mais afetados pelos sangramentos nasais, seja pela hipertensão, alguns medicamentos, calor em excesso ou tumores (nos piores casos). Se o sangramento nasal não for frequente, não há motivos para preocupação, apenas mantenha o idoso calmo, refrescado e siga os procedimentos já citados acima.

Mas se os sangramentos forem frequentes, procure um médico com urgência.

Sangramento pelo Nariz e pela Boca

 

As vezes o sangramento nasal também pode ser acompanhado de um sangramento através da boca. Isso ocorre por conta da faringe, que liga as duas áreas e pode levar o sangue proveniente se um sangramento nasal para a boca.

Apesar de ser uma condição um tanto assustadora, não é grave se não for frequente.

Nariz Sangrando – Tempo Seco

O clima seco resseca as vias aéreas e pode irritar os vasos sanguíneos do local, causando sangramentos. Quando o clima está muito seco, é comum crianças, adultos e idosos sofrerem com sangramentos nasais, por isso, é importante se hidratar bastante nessa época.

Também é indicado o uso de toalhas molhadas espalhadas pela casa e umidificadores de ar, para evitar ou amenizar essa irritação causada pelo tempo seco.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde

Quer receber as melhores curiosidades?