» » Por que a Química é Importante?

Por que a Química é Importante?

A Química é importante porque estuda a matéria e suas interações, incluindo as reações químicas que possibilitam a vida. A Química é fundamental para compreendermos os fenômenos de transformação da matéria, como podemos agir sobre elas para modificá-las e aprimorá-las. Sem Química não haveria o entendimento da vida e de seus fenômenos cotidianos.

A Química está mais presente no nosso dia a dia do que pensamos: quando cozinhamos, limpamos a casa, nos remédios que tomamos para tratar uma doença, nas reações que acontecem em todas as células de nosso organismo!

A importância de estudar a Química

Como as nossas células criam energia? Por que os produtos de limpeza removem a gordura e a sujeira? Por que medicamentos são capazes de curar? As respostas para todas essas perguntas – das mais simples às mais complexas – são dadas pela Química.

Ela também perpassa pela inovação das matérias-primas utilizadas para desenvolver carros, aviões e outros meios de transportes, moradias, roupas e tecnologias indispensáveis na era atual, como computadores e celulares.

É a Química a ciência que nos explica o que acontece com a comida quando a cozinhamos e que dá sentido às diversas formas de preparação e armazenamento correto dos alimentos para que eles durem mais. Através dela podemos entender o processo de industrialização de alimentos e, também, como o organismo aproveita o que ingerimos.

Os produtos de limpeza e a forma como a limpeza funciona é toda explicada pela Química. Se temos casa e roupa limpas é graças à ela. A ação dos remédios no nosso corpo e a combinação de ingredientes para fazer medicamentos que funcionem também só é possível graças a esta ciência, tanto que um dos ramos mais importantes da Química é justamente o desenvolvimento de novos medicamentos e o estudo dos efeitos destes, tanto benéficos quanto maléficos ao organismo.

Atualizado em: 02/11/2018 na categoria: Estudo