Por Que a Orelha Esquenta? Orelhas Vermelhas e Quentes

A orelha esquenta quando há um aumento de sangue na região provocado pela dilatação dos vasos sanguíneos. A orelha fica vermelha e quente porque o sangue fica mais visível e esquenta o local, já que se trata de uma região menor com pele mais fina e sensível.

Essa dilatação dos vasos sanguíneos da orelha pode acontecer por causa do estresse e nervosismo, quando a orelha é apertada contra algo por muito tempo e até por pílulas para ereção.

Por que as orelhas esquentam de repente?

As orelhas podem esquentar de repente quando alguém passa por uma situação de nervosismo ou estresse, onde pode haver uma dilatação (aumento) geral dos vasos sanguíneos do corpo. Isso pode ser visto e sentido nas orelhas, já que elas são mais sensíveis e possuem uma grande rede circulatória, o que faz com que fiquem mais quentes e avermelhadas quando o fluxo sanguíneo aumenta no local.

Quando a orelha é apertada contra algo por muito tempo, seus vasos sanguíneos requerem mais nutrientes e oxigênio, então o fluxo sanguíneo na região aumenta. As pílulas para ereção, por sua vez, também agem aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos em geral.

Superstição

Com certeza você já ouviu dizer que, se sua orelha esquerda esquentar de repente, é porque estão falando bem de você. Mas se for a direita que estiver fervendo, é porque estão falando mal pelas suas costas. Mas será que isso é verdade?

Essa superstição, provavelmente, surgiu no século 1, por um velho historiador chamado Plínio. Ele afirmava que havia um mercúrio universal presente no ar que servia para a troca de energias entre as pessoas. Dessa forma, se alguém estivesse falando mal ou bem de você, essas palavras chegavam aos seus ouvidos e provocavam a tal reação.

E há até uma fórmula para fazer a orelha parar de arder, caso estejam falando mal de você. É só ir falando o nome dos suspeitos até que sua orelha volte ao normal e depois morder o próprio dedo mindinho da mão esquerda para que ele morda a língua na hora! Inusitado, não?!

O fato é que nada disso é comprovado. Segundo a explicação científica, isso ocorre porque as orelhas têm a pele muito fina e sensível e muitos vasos sanguíneos no local que, quando se dilatam, aumentam a passagem de sangue pelo local que esquenta a região e fica mais visível.


Leia também:

Por Que Sentimos Borboletas no Estômago? – Frio na Barriga

Por Que a Urina é Amarela?

Por Que o Fogo é Quente?