Por Que a Menstruação Vem Duas Vezes no Mês?

A menstruação vem duas vezes no mês geralmente quando o anticoncepcional provoca sangramentos de escape ou pelo baixo nível de progesterona no organismo. O sangramento de nidação que indica gravidez também pode ser confundido com uma segunda menstruação. Nesses casos, o sangramento pode acontecer em intervalos de duas semanas ou menos.

Quando a mulher tem um ciclo menstrual mais curto a menstruação pode vir no início e no fim do mês sem ser sinal de qualquer problema. Doenças como ovários policísticos e miomas também podem ser as causas do sangramento.

Menstruar duas vezes no mês pode ser sinal de gravidez?

Menstruar duas vezes no mês pode ser sinal de gravidez quando o que acontece é o sangramento de nidação que pode ser confundido com a menstruação.

Esse sangramento pode durar até 3 dias e é provocado pela implantação do óvulo fecundado no útero, que acontece entre 7 e 14 dias após a fecundação (encontro do óvulo com espermatozoide), marcando o início da gravidez. Ele pode se apresentar como um corrimento marrom ou rosado, semelhante a borra de café ou como sangue vivo.

Para exemplificar:

A ovulação ocorre 14 dias após o primeiro dia da menstruação nas mulheres que possuem o ciclo menstrual de 28 dias. O que pode acontecer é o seguinte:

  • Se sua menstruação dura muito tempo (por volta de 7 dias, por exemplo), 7 dias após o último dia da menstruação a ovulação pode ocorrer, ou mesmo antes devido a algum desequilíbrio hormonal;
  • Se houver relação sexual sem proteção pode haver fecundação e o implante do óvulo fecundado no útero dentro de 7 a 14 dias;
  • Se o implante acontecer em 7 dias, por exemplo, 14 dias após o último dia da sua menstruação poderá haver o sangramento de nidação.

Menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional

É normal menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional injetável ou em pílulas.

Menstruar duas vezes no mês com intervalo de duas semanas ou apenas de uma semana acontece frequentemente quando a mulher toma anticoncepcional, pois o sangramento de escape é um efeito colateral comum do medicamento.

Esses sangramentos podem acontecer em qualquer período do mês e vir em quantidade mínima ou mais abundante, com coloração marrom, avermelhada, rosada ou semelhante a sangue pisado e são considerados normais enquanto o corpo está se adaptando ao anticoncepcional.

Se após 3 meses de uso contínuo os sangramentos ainda surgirem o indicado é consultar o ginecologista.

Outras causas possíveis para menstruar duas vezes no mês

Quando o ciclo menstrual da mulher tem 28 dias ou é mais curto, a menstruação pode vir no início e no fim do mês sem indicar qualquer problema.

A deficiência de progesterona no organismo também pode provocar mais de um período menstrual no mesmo mês. Isso acontece porque a progesterona é o hormônio feminino responsável por manter firme a camada interna do útero que descama na menstruação.

Se esse hormônio não está sendo produzido em quantidade suficiente o tecido uterino acaba descamando e sendo eliminado com mais facilidade fora do período menstrual.

Doenças femininas como ovários policísticos, cisto no ovário, miomas (tumores benignos no útero) e feridas no útero também podem provocar sangramentos que são interpretados como uma segunda menstruação, assim como doenças sexualmente transmissíveis, certos medicamentos, estresse e o período pós-cirúrgico da laqueadura de trompas.


Leia também:

Por Que as Mulheres Menstruam?

Por Que as Mulheres são mais Sensíveis?

Por Que Sentimos Cólica Menstrual?